Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1505


1505

Bolsa de Bogotá: uma experiência de cuidado

Autores:
Raiza Schneider Borges Junior (raiza.schneider@gmail.com) (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Christiane Aparecida Rodrigues de Lima (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) ; Joyce Schiemann Miyasato Leite (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian HUMAP/EBSERH) ; Rejane Andrade Machado (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian HUMAP/EBSERH) ; Ana Paula de Assis Sales (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A Bolsa de Bogotá é uma técnica empregada no fechamento abdominal temporário, com o objetivo de manter o abdome aberto, através de sutura diretamente à pele ou fáscia da parede muscular. É um método utilizado para contenção visceral, que otimiza as inspeções seriadas. As desvantagens descritas na literatura são a evisceração e dificuldade de mobilização do paciente. OBJETIVO: Relatar a experiência com cuidados a uma paciente laparostomizada com silo plástico (Bolsa de Bogotá) durante estágio supervisionado. METODOLOGIA: Compuseram os cuidados curativos diários com clorexidina degermante 4% e água destilada em técnica asséptica rigorosa, ocluindo a região com gazes estéreis para absorver o excesso de líquido e avaliações periódicas para sinais de infecção, como dor, calor, rubor, edema e perda de função, devido à paciente imunodeprimida e imunossuprimida, e presença de colostomia próxima à região. RESULTADOS: A paciente evoluiu com evisceração, mas não apresentou sinais flogísticos no local de sutura. A ferida apresentava-se limpa, protegida e sem maceração das bordas. CONCLUSÃO: A Bolsa de Bogotá é custo-efetiva, limita a contaminação, minimiza o trauma na pele, aponeurose e intestinos subjacentes, permite a visualização de acúmulo de líquidos e secreções na cavidade, além de evitar o aumento da pressão intra-abdominal. IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Cada indivíduo reage de uma maneira no pós-operatório e, por isso, o cuidado de enfermagem deve ser uma ação planejada cientificamente, individualizada, deliberada do enfermeiro resultante da percepção, observação e análise das condições clínicas do paciente. Descritores: Cuidados de Enfermagem. Enfermagem Perioperatória. Laparotomia.


Referências:
JUNIOR, A. C. R.; NOVO, F. C. F.; AROUCA, R. C. S. et al. Abdomen aberto: experiência em uma única instituição. Rev. Col. Bras. Cir., v. 42, n. 2, 2015. RENDÓN, G. M; PÉREZ, S. I. M. Bolsa de Bogotá resistente em abdomen abierto. Cirujano Geral, v. 34, n. 1, 2012.