Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1504


1504

Ações do autocuidado universal de indivíduos diabéticos

Autores:
Raissa Caroline de Lima Brito (raissalb3@gmail.com) (Universidade Federal de Pernambuco) ; Vitória Lúcia da Silva (Universidade Federal de Pernambuco) ; Marília Cabral Pinheiro Carneiro (Universidade Federal de Pernambuco) ; Marina Acioli Wanderley Costa (Universidade Federal de Pernambuco) ; Juliana Magalhães Bernardino (Universidade Federal de Pernambuco) ; Cecília Maria Farias de Queiroz Frazão (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo:
Introdução: Segundo a Organização Mundial da saúde o autocuidado é uma forma de prevenir e tratar doenças crônicas, pois ele propicia o envolvimento do indivíduo em seu tratamento, minimizando complicações associadas a problemas crônicos¹. Assim, as ações de autocuidado influenciam diretamente no tratamento e prevenção de complicações da diabetes, devendo ser regularmente avaliadas. Objetivo: Identificar as ações de autocuidado universal executadas por indivíduos diabéticos. Metodologia: Estudo descritivo realizado através de consultas de enfermagem em 13 indivíduos diabéticos no ambulatório do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC/UFPE), no período de agosto a dezembro de 2016. Para a coleta e análise dos dados utilizou-se um instrumento que incluía perguntas sobre as ações do autocuidado universal vinculado ao Projeto de Extensão "Sistematização da Assistência de Enfermagem no HC/UFPE" aprovado sob parecer nº 187443.951.34240.29012015. Resultados: Das ações de autocuidado universal avaliados, 53,8% dos pacientes não praticavam exercício físico; 15,4% apresentaram ingesta hídrica


Referências:
1.Organização Mundial da Saúde - OMS. Cuidados inovadores para condições crônicas: componentes estruturais de ação: relatório mundial. Brasília (DF): OMS; 2003.