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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1503


1503

TRANSTORNOS MENTAIS COMUNS: FATOR DE RISCO NOS ESTUDANTES DE ENFERMAGEM

Autores:
Raimeyre Marques Torres (raimeyretorres@yahoo.com.br) (União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura (UNIME) Lauro de Freitas) ; Sheila de C. Oliveira Tavares da Silva (União Metropolitana para o Desenvolvimento da Educação e Cultura (UNIME) Lauro de Freitas; Universidade Salvador (UNIFACS)) ; Mário de Seixas Rocha (Universidade Salvador (UNIFACS)) ; Flávia de Jesus Figueredo (Universidade Salvador (UNIFACS))

Resumo:
Introdução: Os transtornos mentais comuns (TMC) constituem sintomas não psicóticos, como difi¬culdade de concentração, tomada de decisões, irritabilidade, fadiga, sonolência, insônia, esquecimento, bem como queixas somáticas, tais como, tremores, cefaleia, má digestão, entre outros. Objetivo: Descrever a prevalência dos TMC nos estudantes de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior. Método: Estudo transversal com 163 estudantes, selecionados através de uma amostra probabilística aleatória. Para rastreamento do TMC utilizou-se o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20), as respostas são do tipo sim/não, para cada resposta afirmativa pontua com o valor 1 para compor o escore final por meio do somatório destes valores. O ponto de corte utilizado foi = 7. Também foram coletados dados sociodemográficos. Os dados foram analisados no pro¬grama Statistical Package for Social Science (SPSS), para Windows, versão 12.0. O nível de significância utilizado foi de 5%. Estatísticas descritivas foram realizadas para apresentar os percentuais das respostas afirmativas do SRQ-20 e a prevalência dos TMC. Para as com¬parações dos dados sociodemográficos foi utilizado o teste de Qui-Qua¬drado de Pearson. Resultados: A idade média foi de 24 anos (DP = 6,1), 94% do sexo feminino, 76% solteiro, 76% negros e pardos, 45% católicos e 59% estudavam no diurno. A prevalência do TMC foi de 31% e houve forte associação do TMC com o gênero feminino (p=0,042). Conclusão: Os resultados demonstraram baixa prevalência de TMC, essas informações são importantes porque ajudam no direcionamento de estratégias para prevenção, assim como, suporte para enfrentamento quanto ao cuidado da saúde mental dos estudantes, do ponto de vista tanto psicológico como pedagógico, visando melhorar sua qualidade de vida e auxiliar nas suas necessida-des durante a graduação, aprimorando sua formação profissional e pessoal. Contribuições/implicações para a enfermagem: Futuras pesquisas podem contribuir para uma melhor compreensão dos fatores de risco para o desenvolvimento de TMC em estudantes de enfermagem e de outras área da saúde. Descritores: Transtornos Mentais; Saúde Mental; Estudantes de Enfermagem.


Referências:
1. Goldberg D, Huxley P. Common mental disorders: a bio-social model. Acta Psychiatr Scand Suppl. 1994; 385:66-70.