Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1493


1493

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À PACIENTE COM INCOMPETÊNCIA ISTMO CERVICAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Autores:
Priscila Sanny Costa da Silva (priscilacs.sanny@gmail.com) (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Ana Flávia Silva Lima (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Daniela Lessa de Carvalho Tavares (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Larissa Oliveira Lessa (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Keyla Silva Nobre Pires (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Maria Elisângelatorres de Lima Sanches (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS)

Resumo:
Introdução: A incompetência istmo-cervical (IIC) caracteriza-se por fraqueza congênita ou adquirida na junção do orifício interno cervical e o do segmento inferior. Associa-se a esvaecimento e à cérvico-dilatação indolor durante o segundo trimestre, culminando com protrusão ou rotura das membranas fetais, e parto pré-termo, abortamento ou perda fetal, muitas vezes preveníveis1. Objetivos: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na assistência de uma parturiente com incompetência istmo cervical. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo do tipo relato de experiência a respeito da vivência de discentes de enfermagem no cuidado de uma parturiente com incompetência istmo cervical durante aulas práticas da disciplina Saúde da Mulher do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas. Resultados: Durante as práticas, foi feita anamnese, exame físico geral e realizado o exame obstétrico, analisando, principalmente, se havia corrimento vaginal. Devido ao risco de parto prematuro ou até mesmo um aborto, a parturiente, no curso de 25 semanas e com dinâmica uterina ausente, foi orientada a permanecer em repouso, sendo aconselhada sobre os riscos de uma gestação subsequente. Conclusão: A incompetência istmo cervical trata-se de uma patologia na qual necessita-se de um acompanhamento rigoroso de toda a equipe, pois os riscos para abortamento e o nascimento prematuro do feto são acentuados. Contribuições para enfermagem: Evidencia-se a importância do conhecimento dos sinais e sintomas desta condição clínica e identificação dos riscos presentes por parte da enfermagem a fim de intervir adequadamente, garantindo uma assistência de qualidade com segurança e bem estar à mulher e proporcionando o melhor desfecho possível para a gestação.


Referências:
Referências: 1. Gomes ALFM, Lima CF, Gomes DC, Carlos IIR, Figueiredo NO, Porto SS, et al. Incompetência istmo-cervical: atualização. Rev Med Minas Gerais, 2012. 22 (Supl 5): S67-S70