1492 | A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO COMO MÉTODO DE APRENDIZADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. | Autores: Priscila Sanny Costa da Silva (priscilacs.sanny@gmail.com) (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Ana Flávia Silva Lima (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Daniela Lessa de Carvalho Tavares (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; José Leandro Ramos de Lima (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Keyla Silva Nobre Pires (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) ; Maria Elisângelatorres de Lima Sanches (UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS) |
Resumo: Introdução: A metodologia da problematização tem como base os princípios do método científico onde os alunos aprendem a aprender, se configura a partir de uma situação-problema, na qual o estudante irá utilizar conhecimentos pré-adquiridos para refletir sobre essa situação e agregar novas informações àquelas já existentes¹. Objetivos: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem na utilização dessa metodologia de ensino para o aprendizado. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo do tipo relato de experiência a respeito da utilização da metodologia da problematização durante aulas teóricas da disciplina Saúde da Mulher do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Alagoas. Resultados: Durante a disciplina, os alunos analisaram situações-problema do tema de estudo, parturientes, sendo feitas reflexões sobre as possíveis causas do problema, formulando-se questões de aprendizado, que são discutidas posteriormente juntamente com o docente e demais alunos através de evidências científicas como livros, protocolos, manuais e artigos. Conclusão: Percebe-se a importância da problematização como estratégia pedagógica para o educar em Enfermagem, pois contribui para a formação de profissionais mais críticos e reflexivos, com discussões baseadas em evidências atuais que possam construir conhecimento em parceria com os docentes, tendo como finalidade um olhar inovador e transformador das situações de saúde-doença e seus respectivos cuidados que fazem parte da realidade vivida. Contribuições para enfermagem: Esta metodologia poderá auxiliar na superação do modelo tradicional de ensino, possibilitando interação entre ensino, teoria e prática, buscando soluções específicas e originais para diferentes situações, integrando educação, trabalho e comunidade, sob uma perspectiva crítico-reflexiva resultando em melhoria da qualidade da assistência prestada.
Referências: Referências: 1. Linhares, VLF. As metodologias utilizadas atualmente para o ensino da enfermagem. Monografia [Especialização em Educação e ensino em saúde] - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2014. |