Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1491


1491

Reflexão sobre o impacto da especialização, modalidade de residência para a formação do profissional enfermeiro.

Autores:
Priscila de Oliveira Cabral Melo (priscila.cabral@live.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Janaína Paula Calheiros Pereira Sobral (Universidade Federal de Alagoas) ; Célia Alves Rozendo (Universidade Federal de Alagoas) ; Janyne Aline Correia de Lima (Universidade Federal de Alagoas) ; Regina Braga Costa (Universidade Federal de Alagoas) ; Linda Concita Nunes Araújo (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
Introdução: A residência constitui-se em um treinamento em serviço, possibilitando a prática junto aos serviços de saúde, fazendo com que o profissional, na maioria das vezes recém-formado, conheça a realidade dos processos de trabalho. No âmbito da enfermagem, ela favorece práticas assistenciais e gerenciais, estimulando o respeito aos princípios éticos.1 Objetivo: Refletir sobre o impacto da especialização, na modalidade de residência, para a formação do profissional enfermeiro. Metodologia: Trata-se de um estudo teórico-reflexivo que aborda o impacto que a residência em saúde pode proporcionar na formação do enfermeiro. A motivação para a escolha deste tema surgiu a partir da vivência em programas de residência em área profissional e multiprofissional. Resultados: A residência em saúde promove uma formação enriquecedora que possibilita um aprendizado experiencial, com vistas ao preparo para o desenvolvimento de atitudes e ações críticas e reflexivas. Além disso, corrobora com a formação de enfermeiros mais humanizados, que priorizam o acolhimento, a promoção da saúde e uma atenção integral à população.2 Conclusão: A partir da reflexão, infere-se que a especialização em Enfermagem na modalidade residência, contribui para o desenvolvimento do saber profissional, ao passo que representa uma das estratégias potenciais para repensar o processo de formação em saúde. Além disso, contribui para o fortalecimento da identidade profissional e da autoconfiança, favorecendo o desenvolvimento e amadurecimento das dimensões técnica e ética dos profissionais. Contribuições ou implicações para a Enfermagem: Gerar debates sobre os impactos que a especialização, modalidade de residência proporciona na formação do enfermeiro e refletir sobre o efeito potencializador que a residência promove nos processos de trabalho. Descritores: Enfermagem; Educação em Enfermagem; Internato e Residência.


Referências:
1. Haddad, M. C. F. L. A residência de enfermagem na formação profissional. Ciência Cuidado e Saúde, Maringá, v. 11, n. 2, jun. 2012. 2. Ceccim, R. B. (2010). Residências em saúde: as muitas faces de uma especialização em área profissional integrada ao SUS. In A. P. Fajardo, C. M. F. Rocha & V. L. Pasini (Orgs.), Residências em saúde. Fazeres e saberes na formação em saúde (pp. 17-22). Porto Alegre: Hospital Nossa Senhora da Conceição. (Brasil. Ministério da Saúde. Grupo Hospitalar Conceição (GHC).