1483 | SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE TREINAMENTO DE TÉCNICOS DE ENFERMAGEM PARA ATUAÇÃO EM SALA CIRÚRGICA. | Autores: Paula de Oliveira Castro Teruel (paula.teruel@butanta.spdm.org.br) (Rede Assistencial da STS Butantã SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) ; Shirley dos Santos (Rede Assistencial da STS Butantã SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) ; Thais Gomes Lozovoi (Rede Assistencial da STS Butantã SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) ; Ernandes Souza Silva (Rede Assistencial da STS Butantã SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) |
Resumo: Introdução: Estratégias de ensino inovadoras estimulam a busca de evidências na prática do cuidar e o método de simulação realística tem sido tradicionalmente definido como uma ferramenta que permite os profissionais vivenciarem situações de maneira ativa, o mais próximo da realidade possível mitigando erros e desenvolvendo habilidades em situações complexas. Objetivos: O principal objetivo é favorecer um ambiente seguro e contribuir para um processo de aprendizagem mais efetivo durante capacitação de técnicos de enfermagem recém admitidos para atuação em sala , durante fase de implantação de um serviço especializado. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência. A estratégia de simulação foi realizada num Serviço Especializado de Cirurgia Ambulatorial da Rede Hora Certa, cuja meta são 240 cirurgias/mês e foram conduzidas por equipe de enfermeiros líderes, como processo de capacitação para os 22 técnicos de enfermagem (TE) recém contratados, na rotina de circulação de sala operatória para cirurgias de Herniorrafia (55% do total/mês. Os vários atores (TE), simularam procedimentos de admissão do paciente, protocolo de cirurgia segura (time out), abertura de materiais cirúrgicos com técnicas adequadas, manuseio equipamentos específicos como o bisturi elétrico e procedimento de alta do paciente. Ao final da simulação foi realizado debriefing para discussão de superação das dificuldades. Conclusões: O uso da simulação realística como estratégia de capacitação neste serviço de implantação mostrou-se uma metodologia inovadora e mais efetivo para prática porque replica experiência da vida real favorecendo o aprimoramento do processo de cirurgia segura e metodologia de ensino aprendizagem na prática do circulante de sala em cirurgias de Herniorrafia. Descritores: Educação em enfermagem, simulação, Auxiliares de Cirurgia.
Referências: Referências: 1- Nishio EA, Baptista MAC. Educação permanente em enfermagem: A evolução da educação continuada. Rio de janeiro: Elsevier; 2009. 2- Burmester H. Manual de gestão hospitalar. Rio de Janeiro: Editora FGV; 2012. 3- Magro MCS, Barreto DG, Silva KGN, Moreira SCR, Silva TS, et al. Vivência Prática de simulação Realística No Cuidado ao Paciente Crítico: Relato de experiência. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, v.26, n.2, p.556-561, mai/ago.2012. 4 - Abreu AG, Freitas JS, Berte M, Ogradowski KRP, Nestor A. O Uso da simulação realística como metodologia de ensino e aprendizagem para as equipes de enfermagem de um hospital infanto-juvenil: relato de experiência. Revista ciência &Saúde, Porto Alegre, v.7, n.3, p.162-166 set./dez.2014. |