Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1482


1482

PROMOÇÃO DA SAÚDE NA LONGEVIDADE: CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Autores:
Paula Cristina Dantas Cavalcante (paulacavalcantecc@hotmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL.) ; Ana Cecília Silvestre da Silva (Docente da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL.) ; Maria Jordana Rocha Gomes Alves (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL.) ; Danyella Claudino Gonçalves Braga (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL.) ; Pedro Miguel de Araujo Collado (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL.) ; Roberta Lopes Santos (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL.)

Resumo:
Introdução: O cuidar em saúde deve ser baseado em um processo de humanização, utilizando como recurso a promoção da saúde e a prevenção de agravos. Assim, a universidade desenvolve como estratégia de formação profissional a diversidade prática de conhecimentos, através da extensão universitária, que interfere no saber e na produção de professores e acadêmicos1. Dessa maneira, é uma prática educacional e científica, que desenvolve ações de promoção à saúde, proporcionando a construção de conhecimentos, entre os idosos e a coletividade, através de diálogos e reflexões, favorecendo a qualidade de vida2. Objetivo: descrever contribuições desenvolvidas em um projeto de extensão universitária na promoção à saúde para idosos. Metodologia: trata-se de um relato de experiência vivenciado por acadêmicos de enfermagem nas atividades práticas de um projeto de extensão universitária, que oferta para idosos da comunidade, oficinas interativas e dinâmicas em grupo, objetivando a promoção da saúde. Resultados: criaram-se espaços para os grupos de idosos, abordando variados temas acerca da longevidade, e ao final, conseguiu-se fortalecer a ideia do idoso como protagonista no processo de envelhecer de maneira ativa, fundamentando-se na promoção da saúde. Pôde-se constatar esta conquista através da fala dos idosos, que relataram como o projeto os ajudou no modo de compreender que é possível envelhecer de maneira prazerosa e saudável e que a participação no projeto trazia bem-estar físico e emocional, onde sentiam-se mais ativos na sociedade, mesmo estando aposentados. Conclusões: a avaliação dos idosos ao final das atividades traduz o quão importante são as ações deste projeto como espaço de promoção à saúde, possibilitando importantes abordagens acerca da temática. Contribuições para a enfermagem: o contato com grupos específicos da população, ofertados por projetos de extensão, permite que o acadêmico de enfermagem desenvolva reflexões e habilidades sobre as diversas maneiras de promover à saúde, possibilitando grandes percepções aos futuros profissionais. DESCRITORES: Longevidade, qualidade de vida, promoção da saúde.


Referências:
CARRETTA R. Y. D., LOBATO B. C. A experiência de um projeto de extensão multidisciplinar no fomento à geração de renda cooperativa e solidária: a contribuição da terapia ocupacional. Rev. Cult. Ext. USP, 2010. . Acesso em: 30 mai 2017. MIRANDA T. G., GALVÃO FILHO T. A. O professor e a educação inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador (BA): EDUFBA, 2012. . Acesso em: 30 mai 2017.