1477 | TÉCNICAS, MÉTODOS, RECURSOS E TECNOLOGIAS DE ENSINO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA | Autores: Nívea Stefani Vitor da Rocha (ni_stefani@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Patrícia Maria da Silva Rodrigues (Universidade Federal de Alagoas) ; Leticia Oliveira de Melo (Universidade Federal de Alagoas) ; Flaviane Maria Pereira Belo (Universidade Federal de Alagoas) ; Lucas Kayzan Barbosa da Silva (Universidade Federal de Alagoas) ; Flavia Marina Lira Santos (Faculdade Estácio de Alagoas) |
Resumo: Introdução: Sabe-se que no oficio da enfermagem é crucial que o processo de ensino-aprendizagem se dê de forma diferenciada, priorizando novas formas de construção de conhecimento na formação de sujeitos éticos, críticos, criativos e reflexivos, capazes de articular saberes as suas práticas (SILVA et al., 2010). Todavia, ainda é evidenciado o predomínio de práticas pedagógicas tradicionais, rígidas e mecânicas, que por vezes, considera o estudante um ser vazio, que necessita ser preenchido por conteúdos, negando a oportunidade a este estudante de estabelecer relação com o ambiente em que está inserido, impossibilitando o desenvolvimento do senso crítico e analítico (MOYA; ESTEBAN, 2006). Objetivo: analisar a produção científica relacionada às técnicas, recursos, métodos e tecnologias de ensino utilizadas na formação de enfermagem. Método: trata-se de uma revisão integrativa, realizada por dois revisores de forma independente, nas bases de dados: PubMed, Eric, Lilacs, Medline, Bdenf e SciELO, com recorte temporal de 2011 a 2015. Resultados: fizeram parte da amostra final 17 artigos sendo o Brasil o maior país de publicação. Os recursos tecnológicos: mídia social, softwares, plataforma web, chat educacional, cursos e recursos virtuais, foram abordados em 10 artigos, seguidos por 04 artigos que tratam dos métodos de ensino, 02 sobre técnicas e 01 sobre recursos tradicionais/não tecnológico. Conclusão: constatou-se uma baixa produção sobre o tema nos anos investigados, o que aponta a necessidade de mais estudos que avaliem os benefícios dessas estratégias de ensino nos currículos de enfermagem, com vistas a gerar evidências que respaldem a prática pedagógica. Contribuição e implicações para enfermagem: apresenta possibilidades e discussões acerca do "fazer diferente" na formação de enfermagem, na superação das tendências tradicionais, por meio da escolha de estratégias de ensino, que tenham como ponto central o estudante como sujeito ativo do seu processo de aprendizagem, refletindo, questionando, criticando, criando, compreendendo e construindo conhecimento.
Referências: SILVA, M. G.; FERNANDES, J.D.; TEIXEIRA, G.A.S.; SILVA, R.M.O. Processo de formação do (a) enfermeiro (a) na contemporaneidade: desafios e perspectivas. Texto Contexto Enferm. v. 19, n. 1, p. 176-84, 2010. Disponível em: . Acesso em: 10 mai. 2016. MOYA, J.L.M.; ESTEBAN, M.P.S. La complejidad del cuidado y el cuidado de la complejidad: un trânsito pedagógico de los reduccionismos fragmentantes a las lógicas no líneales de la complejidad. Texto Contexto Enferm. v. 15, n. 2, p. 312-9, 2006. Disponível em: . Acesso: 17 mai. 2016. |