1476 | ACREDITAÇÃO HOPITALAR: CONTRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM PARA EFICACIA DAS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE PUBLICAS E PRIVADAS. | Autores: Nilton Jose Vitório Almeida (almeidanilton@gmail.com) (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA) ; Jacilene Santiago do Nascimento Trindade dos Santos (Universidade Federal da Bahia- HUPES/SMURB) ; Elaine Cristina Luz (Universidade Federal da Bahia- HUPES/SMURB) ; Albertina Clemente de Santana (Universidade Federal da Bahia- HUPES) ; Laize de Carvalho Nascimento (Universidade Federal da Bahia- HUPES/SMURB) |
Resumo: INTRODUÇÃO: Acreditação define-se como um sistema de avaliação externa que vai identificar se o serviço segue padrões previamente estabelecidos. Contribui para mudanças de hábitos, conduzindo os profissionais dos diversos níveis a compreensão dos pontos críticos da instituição, além de estimular o planejamento de metas e a mobilização para o aprimoramento dos objetivos da organização. OBJETIVO: Entender por que as organizações buscam a avaliação da acreditação, além das diferenças entre os processos nas instituições privadas e públicas. METODOLOGIA: Para que essa metodologia seja efetiva e dê resultados, faz-se mister que sua aplicação obedeça rigorosamente aos critérios preestabelecidos pelas instituições de referência e envolva todo o quadro de funcionários RESULTADOS: Obter o apoio e envolvimento de todos os seguimentos da comunidade hospitalar é condição para o sucesso da acreditação. Neste ponto cabe a união faz a força. A acreditação hospitalar como ferramenta de gestão visa elevar os padrões de qualidade. Para isso, todo o quadro profissional deve ser valorizado. CONCLUSÕES: A eficiência na assistência prestada está relacionada à execução das atividades sem riscos, na prestação dos serviços de Saúde. Acreditação Hospitalar vem se mostrando um excelente caminho para que a qualidade nos serviços seja alcançada. CONTRIBUIÇÕES DA ENFERMAGEM: A área de auditoria é muito valorizada nos processos de acreditação. Contratar profissionais de fora do hospital a ser acreditado pode ser considerado um investimento seguro e eficaz. Cabe ressaltar que os vícios e hábitos sempre contaminam o julgamento do quadro de profissionais. O olhar externo evidência detalhes que podem fazer diferença para todo o processo. BRASIL. Manual Brasileiro de Acreditação Hospitalar: Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. ROTHBARTH, S. Gestão da qualidade: um processo de Acreditação Hospitalar. Dissertação Universidade Federal do Paraná. Curitiba. 2011.
Referências: BRASIL. Manual Brasileiro de Acreditac¸a~o Hospitalar: Organizac¸o~es Prestadoras de Servic¸os de Sau´de. Brasi´lia: Ministe´rio da Sau´de, 2010. ROTHBARTH, S. Gestão da qualidade: um processo de Acreditação Hospitalar. Dissertac¸a~o Universidade Federal do Paraná. Curitiba. 2011. |