Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1470


1470

Gastrectomia Subtotal: Sistematização Da Assistência De Enfermagem À Luz De Teoria De Faye Abdellah

Autores:
Natália Ramos dos Santos (natyramosantos@gmail.com) (Universidade Federal do Amapá) ; Patricia Thais Brito Dias (Universidade Federal do Amapá) ; Mayrla Santana Picanço (Universidade Federal do Amapá) ; Naele Leite Ferreira (Universidade Federal do Amapá) ; Fancineide Pereira da Silva Pena (Universidade Federal do Amapá)

Resumo:
Introdução: A cirurgia é o principal tratamento de câncer gástrico, realizada para retirar o tumor, uma parte ou a totalidade do estômago e alguns gânglios linfáticos. Preservando o máximo do estômago sem doença. Objetivo: Implementar a assistência de enfermagem à pessoa acometida por neoplasia gástrica e submetida a gastrectomia subtotal, fundamentada na Teoria de Faye Abdellah. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, realizado no Hospital de Clinicas Alberto Lima (HCAL), Amapá, na secção de Clínica Cirúrgica (CC). O participante da pesquisa foi selecionado dentre os pacientes que passaram pela CC, em maio de 2017. Resultados: Foram identificados 05 diagnósticos de enfermagem reais e 01 de risco, a saber: 00002-Nutrição desequilibrada: menos do que as necessidades corporais, por informações erradas, relacionada a ingestão alimentar insuficiente; 00108-Déficit no autocuidado para banho por incapacidade de acessar o banheiro, relacionado a fraqueza; 00006-Hipertermia por pele quente ao toque relacionado a doença; 00044-Integridade tissular prejudicada por tecido lesado, relacionado a procedimento cirúrgico; 00241-Regulação do humor prejudicada por irritabilidade, relacionado a doença crônica e 00197-Risco de motilidade gastrintestinal disfuncional, relacionada a cirurgia abdominal e mudança nos alimentos. As prescrições de enfermagem realizadas foram resolutivas para os problemas identificados nos diagnósticos de enfermagem, contribuíram para a melhora do participante no pós-operatório de gastrectomia subtotal, a saber: monitorização da nutrição enteral e garantia de ingesta de volumes corretos, onde reparou a astenia e o processo de cicatrização; promoção da autoestima; melhora e manutenção da higiene e da comunicação que contribuiu para o estabelecimento de vínculos. Conclusão: Os diagnósticos e intervenções de enfermagem são elementos essenciais para uma assistência de qualidade, identificando e solucionando problemas de enfermagem. Implicação: Utilizar a sistematização da assistência de enfermagem potencializa a eficácia do cuidado, viabiliza a recuperação em menor tempo no pós-operatório de gastrectomia subtotal.


Referências:
HERDMAN T.H. & KAMITSURU, S. Diagnósticos de Enfermagem da NANDA: definições e classificações 2015/2017. - Porto Alegre: Artmed, 2015. Rev. Téc.: Alba de Barros, et al. Trad. Regina Garcez. JOHNSON, M; MAAS, M; MOORHEAD, S. Classificação dos Resultados de Enfermagem (NOC). 2 ed. - Porto Alegre: Artmed, 2004. Trad. Regina Garcez. MCCLOSKEY, J.C.; BULECHEK, G.M. Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC). 3 ed. - Porto Alegre: Artmed, 2014. Trad. Regina Garcez. CHEEVER, K. & HINKLE, J.L. Tratado De Enfermagem Médico-Cirúrgica. Reimpr. - Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2015. Rev. Téc.: CRUZ, I.C.F.; CABRAL, I.E. Trad.: PAULO DIEB, A.F.; FIGUEIREDO, J.E.F.; VOEUX, P.L.