Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1468


1468

TUBERCULOSE PULMONAR NA CRIANÇA: DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE INTERNAÇÃO

Autores:
Natalia Fernanda Vitipó Cadavez (nataliacadavez@hotmail.com) (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Eloá Carvalho Pires (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Solange Regina Nascimento Silveira (Hospital Universitário Pedro Ernesto) ; Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Sandra Teixeira de Araújo Pacheco (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo:
A tuberculose pulmonar faz com que o Brasil hoje ocupe o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos no mundo. A incidência da tuberculose em crianças está intimamente ligada à ocorrência dessa patologia em adultos. Os objetivos da pesquisa são: conhecer o perfil epidemiológico da tuberculose pulmonar em crianças internadas num setor de isolamento pediátrico de um hospital universitário do Rio de Janeiro e traçar as ações de enfermagem, partindo dos principais diagnósticos de enfermagem de crianças internadas com tuberculose pulmonar. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa, com abordagem descritiva e retrospectiva. Foram respeitadas todas as questões éticas e legais exigidas na Resolução 466/12. Sendo aprovado pelo CEP da instituição. Apenas 14 crianças foram registradas com diagnóstico provável de TB pulmonar, sendo analisados 08 prontuários. Os resultados obtidos revelam um número de internações relativamente baixo por TB pulmonar, apenas 8,38%, maioria negra ou parda, sexo masculino, faixa etária entre 01 aos 10 anos, filhos de pais com nenhuma ou pouca escolaridade e residentes do município do RJ. Dentre os diagnósticos encontrados, destacam-se: risco para infecção relacionado à internação, hipertermia relacionada à doença, controle familiar ineficaz do regime terapêutico, interação social prejudicada e padrão respiratório ineficaz, com isso foram traçadas as intervenções. Foi possível conhecer melhor a clientela do isolamento infantil desse hospital universitário que é acometida pela tuberculose pulmonar, tanto no âmbito de questões ligadas à própria patologia como também os diagnósticos de Enfermagem para estes pacientes e algumas possíveis intervenções de acordo com a taxonomia da NANDA e NIC. Espera-se com isso que o estudo colabore para a efetiva integração e adesão da equipe de Enfermagem à SAE por meio do levantamento dos diagnósticos de Enfermagem, e que todos possam perceber sua relevância na prática profissional para uma assistência de qualidade.


Referências:
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Política de Saúde. Manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde, Brasília, 2011. BRASIL. Ministério da Saúde. Núcleo de comunicação. Secretaria de vigilância em saúde, 2012. Disponível em: < http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/25032012.pdf > Acesso em: 10 de setembro de 2012. CALDEIRA, ZMR; SANT´ANNA, CC; AIDE, MA. Controle de crianças e adolescentes comunicantes de tuberculosos. Rio de Janeiro, RJ. Rev. Saúde Pública. 2004, vol.38, n.3.