Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1467


1467

Implementação do Processo de Enfermagem na Pediatria: perspectivas acerca das anotações dos técnicos de enfermagem

Autores:
Natalia Fernanda Vitipó Cadavez (nataliacadavez@hotmail.com) (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Renata de Oliveira Maciel (Hospital Universitário Pedro Ernesto) ; Andreia de Moraes da Conceição Rocha da Silva (Hospital Universitário Pedro Ernesto) ; Benedita Maria Rêgo Deusdará Rodrigues (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) ; Sandra Teixeira de Araújo Pacheco (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)

Resumo:
O Processo de Enfermagem (PE) possui como principal objetivo a identificação das reais necessidades do cliente. Durante a sua implantação é de fundamental importância à relação de troca de informações e experiências entre a equipe de enfermagem, a multiprofissional, o paciente e a família. Com isso, o estudo tem como como objetivo analisar as anotações dos técnicos de enfermagem antes e após o treinamento acerca dos registros e o processo de enfermagem. Trata-se de uma pesquisa descritiva, documental, retrospectiva e prospectiva, com abordagem quantitativa. O estudo foi realizado na Enfermaria de Pediatria de um hospital universitário, localizado no município do Rio de Janeiro, no 1° semestre de 2014. A coleta de dados foi realizada através de busca ativa a 40 prontuários no arquivo médico do hospital, totalizando 240 anotações de enfermagem. Os 03 itens que encontravam-se em maior ausência nas 120 anotações analisados no pré-treinamento, foram: assinatura (82,5%), descrição de características (77,5%), e emprego de abreviaturas não padronizadas (58,3%). Já no período pós-treinamento, tendo também sido analisadas 120 anotações, temos os seguintes os itens como de maior ausência: assinatura (66,7%), descrição de características (59,2%), e emprego de abreviaturas não padronizadas (35%). Ao fim da pesquisa foi possível perceber que mesmo após a realização do treinamento, os registros realizados pelos técnicos de enfermagem do setor continuam apresentando as mesmas falhas do período pré-treinamento. Estima-se que o estudo tenha possibilitado um maior entendimento e reflexão acerca da importância de se realizar uma anotação de enfermagem de maneira adequada, garantindo não só a segurança do paciente como também dos profissionais de enfermagem.


Referências:
CRUZ, A.M.P.; ALMEIDA, M.A. Competências na formação de Técnicos de Enfermagem para implementar a Sistematização da Assistência de Enfermagem. Rev. esc. enferm. USP. São Paulo, vol.44, n.4, pp. 921-927, dez. 2010. LEADEBAL, O.D.C.P.; FONTES, W.D.; SILVA, C.C. Ensino do processo de enfermagem: planejamento e inserção em matrizes curriculares. Rev Esc Enferm USP. São Paulo, vol.44, n.1, mar. 2010. NASCIMENTO, K.C. et.al. Sistematização da assistência de enfermagem: vislumbrando um cuidado interativo, complementar e multiprofissional. Rev. esc. enferm. USP. São Paulo, vol.42, n.4, pp. 643-648, maio 2008.