Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1463


1463

IDENTIFICAÇÃO DOS DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM ASSOCIADO AOS PACIENTES ACOMETIDOS PELA DOENÇA DE HUNTINGTON

Autores:
Naime Oliveira Ramos (nayme153@gmail.com) (Universidade Federal de Rondônia) ; Thaynara Naiane Castro Campelo (Universidade Federal de Rondônia) ; Thamyris Lucimar Gonçalves Pastorini (Universidade Federal de Rondônia) ; José Juliano Cedaro (Universidade Federal de Rondônia) ; Andonai Krauze de França (Universidade Federal de Rondônia) ; Vivian Susi de Assis Canizares (Universidade Federal de Rondônia)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A doença de Huntington (HD) é uma doença genética rara caracterizada pelo progressivo comprometimento neurológico, afetando principalmente o sistema psicomotor. O diagnóstico é uma das etapas da Sistematização da Assistência de Enfermagem, este baseia-se pelos sintomas clínicos e achados da história familiar. A padronização dos diagnósticos de enfermagem tem se tornado uma tarefa desafiadora nos serviços de saúde e de pouco uso, embora sua utilização seja um método facilitador na comunicação entre a equipe de enfermagem. OBJETIVO: Identificar os principais diagnósticos de enfermagem associados aos pacientes acometidos pela HD. MATERIAL E METODOS: Trata-se de um estudo exploratório, descritivo de abordagem qualitativa. Os sujeitos da amostra foram sete pacientes acometidos pela HD, que estão inseridos no grupo de pesquisa do Laboratório de Genética Humana, pertencente à Universidade Federal de Rondônia. A coleta de dados foi realizada entre maio a dezembro de 2016 . Através dos dados obtidos foram elaborados os diagnósticos de enfermagem e nesta abordagem serão destacados os principais. RESULTADOS: 1. Deglutição prejudicada relacionada à lesão neuromuscular caracterizado por engasgos antes da deglutição ; 2. incontinência urinária e fecal relacionado a cognição prejudicada caracterizado por incapacidade de retardar a evacuação e micção; 3. Mobilidade física prejudicada relacionado prejuízos neuromusculares caracterizado por movimentos descoordenados; 4. Comunicação verbal prejudicada relacionado a prejuízo no sistema nervoso central caracterizado por dislalia e disartria. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Considerando a condição de raridade, ressalta-se a importância da atuação da enfermagem nas pesquisas e trabalhos em doenças genéticas assim como a divulgação dos diagnósticos de enfermagem em portadores de HD.


Referências:
North American Nursing Diagnosis Association.Diagnósticos de enfermagem da NANDA: definições e classificação, 2015-2017. Porto Alegre (RS):Artmed; 2015. ROSS, C.A., TABRIZI, S.J.Huntington´s disease: from molecular pathogenesis to clinical treatment. The Lancet Neurology. 2011. 10(1): 83-98. SANTOS, F.O.F.; Montezeli, J.H.; PERES, A.M. Autonomia profissional e sistematização da assistência de enfermagem: percepção de enfermeiros. Revista Mineira de Enfermagem. 2012. 16 (2): 251-257. Disponivel em < http://reme.org.br/artigo/detalhes/526 > acesso: 08/07/2012.