Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1462


1462

ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO EM UM NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE INSERIDO EM UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

Autores:
Naiara Ramos de Albuquerque (nayara.ramosmiranda@hotmail.com) (Escola de Enfermagem de Manaus- EEM/ Universidade Federal do Amazonas- UFAM) ; Alexandre Tadashi Inomata Bruce (Escola de Enfermagem de Manaus- EEM/ Universidade Federal do Amazonas- UFAM) ; Eliana Brasil Alves (Hospital Universitário Getúlio Vargas - HUGV/UFAM) ; Luciana Silveira da Silva (empresa Brasileira de Serviços Hospitalares- EBSERH)

Resumo:
Introdução: A segurança do paciente é um dos atributos de qualidade do cuidado e tem adquirido importância com a finalidade de oferecer uma assistência segura¹. O Núcleo de Segurança do Paciente deve ser constituído por uma equipe multiprofissional, capacitada em conceitos de melhoria da qualidade, segurança do paciente e em ferramentas de gerenciamento de riscos em serviços de saúde¹. Objetivo: Analisar o papel do enfermeiro em uma equipe multiprofissional de um núcleo de segurança do paciente. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, através de entrevista semiestruturada com a equipe do núcleo de segurança. Resultados: A equipe é formada por uma farmacêutica, enfermeira, um biólogo e biomédico, juntos são responsáveis pelas notificações de eventos adversos e queixas técnicas relacionadas à tecnovigilância, farmacovigilância e hemovigilância. Durante a coleta de dados, a enfermeira era a gestora e ajudou a perceber o envolvimento do enfermeiro na gestão da qualidade, trazendo sua experiência assistencial para agregar valores a equipe. Implicações para a enfermagem: Estudos apontam que o enfermeiro gestor do núcleo de segurança do paciente tem um papel importante e por ser o profissional mais próximo ao paciente entende o funcionamento da organização de forma a implementar as boas práticas para prevenir danos, além de demostrar seu empoderamento e identidade profissional.Conclusão:Os desenvolvimentos do processo de trabalho do enfermeiro agregado aos conhecimentos assistenciais e liderança garantem o planejamento gerencial, favorecem a organização do serviço e a avaliação das ações no setor,resultando em uma assistência segura e de qualidade. Descritores: Segurança do Paciente, Pesquisa em administração de enfermagem, Enfermagem.


Referências:
1. BRASIL. Ministério da Saúde. Documento de referência para o Programa Nacional de Segurança do Paciente / Ministério da Saúde; Fundação Oswaldo Cruz; Agência Nacional de Vigilância Sanitária. - Brasília: Ministério da Saúde, 2014.