Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1457


1457

DIAGNÓSTICO COM BACILOSCOPIA POSITIVA PARA BAAR E TRATAMENTO DO PACIENTE COM TUBERCULOSE PULMONAR NA ATENÇÃO BÁSICA PELO ENFERMEIRO: ESTUDO DE CASO

Autores:
Monteiro Pires Bastos Junior (mpiresbastos@outlook.com) (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Givânya Bezerra de Melo (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Luana Patricia Barros Collaço (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Francyele Alves da Paixão Nobre (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Chrisllayne Carla Cavalcante Nascimento (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Charles Maurício Barros dos Santos (Centro Universitário Tiradentes - UNIT)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A Tuberculose - TB é uma doença humana desde o período neolítico, como consequência da domesticação do gado bovino e sua transmissão via leite bovino através de um agente bacteriano similar ao Mycobacterium bovis atual (CIMERMAN, 2011). OBJETIVOS: Mostrar como é realizado o diagnóstico com baciloscopia e o inicio do esquema de tratamento da TB na Atenção Básica pelo enfermeiro com base num estudo de caso realizado numa Unidade Básica de Saúde - UBS. METODOLOGIA: de aporte bibliográfico e qualitativo do tipo estudo de caso, o cenário é a UBS José Tenório de Albuquerque Lins, localizada no bairro da Serraria em Maceió, Alagoas. Os dados foram coletados no período de Fevereiro a Junho de 2017. RESULTADOS: O diagnóstico definitivo de TB se dá pela identificação dos BKs de uma amostra biológica da baciloscopia e o tratamento consiste na combinação dos fármacos anti-TB: rifampicina, isoniazida, etambutol e pirazinamida (BRASIL, 2011). Dessa maneira, foi realizada toda a assistência ao paciente como sugere o Ministério da Saúde desde o diagnóstico pela baciloscopia, anamnese e exame físico e o acompanhamento das fases de tratamento e solicitado uma nova baciloscopia para rastreamento. CONCLUSÕES: Assim, é importante estudar a TB e de como deve ser realizado o diagnóstico, tratamento e acompanhamento de pacientes com tal patologia dentro da UBS, além do mais a experiência real ajuda os futuros profissionais de saúde a lidar com o reestabelecimento do quadro de saúde do paciente, acompanhar os aspectos biopsicossociais de todos envolvidos e diminuir as incidências de novos casos. IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: Mostrar que o enfermeiro é capaz de iniciar o tratamento da Tuberculose e transcrever as medicações para o tratamento conforme mostra os protocolos no Ministério da Saúde, além de realizar toda assistência ao paciente. Descritores: Tuberculose. Profissionais de Enfermagem. Atenção Primária à Saúde.


Referências:
CIMERMAN, S.; CIMERMAN, B. Condutas em Infectologia. 2º Edição. São Paulo. Editora Atheneu, 2011. MACIEL, E. L. N.; SALES, C. M. M. A vigilância epidemiológica da tuberculose no Brasil: como é possível avançar mais? Universidade Federal do Espírito Santo, Laboratório de Epidemiologia, Vitória-ES, Brasil, 2016. Disponível em: . Acesso em: 29 de Março de 2017. Acesso em: 29 de Março de 2017. FERRI, A. O.; AGUIAR, B.; WILHELM, C. M.; et al. Diagnóstico da tuberculose: uma revisão. Revista Liberato, Novo Hamburgo, v. 15, n. 24, p. 105-212, jul./dez. 2014. Disponível em: . Acesso em: 29 de Março de 2017.