Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1450


1450

A IMPLANTAÇÃO DA ESTOMATERAPIA COMO DISCIPLINA ELETIVA: UMA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA

Autores:
Mirelle dos Santos (mirelle1996@hotmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Bárbara Caroline Ferreira dos Santos (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Daniela Albuquerque de Almeida (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; John Victor dos Santos Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Hillary de Andrade Pereira (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Aldrya Ketly Pedrosa (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas)

Resumo:
Introdução: A estomaterapia é uma especialidade da área de enfermagem, cujo enfoque clínico-assistencial destina-se a pessoas com estomias, fístulas, tubos, cateteres e drenos, feridas agudas e crônicas e incontinências anal e urinária, nos seus aspectos preventivos, terapêuticos e de reabilitação. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada por alunos sobre Cuidados em Estomaterapia. Metodologia: Trata-se de um trabalho descritivo, do tipo relato de experiência. Cuidados em Estomaterapia é uma disciplina semestral eletiva ofertada para os alunos do 2º ano do curso de Enfermagem da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL). O conteúdo programado abrange a atuação do Enfermeiro na assistência ao usuário portador de estoma através de um olhar diferenciado aos estomas intestinais e urinários, feridas agudas e crônicas em conciliação a terapias adjuvantes. Resultados: A turma de Cuidados em Estomaterapia recebem subsídios que auxiliam na construção do conhecimento científico, possibilitando o aprofundamento dos conhecimentos voltados à consulta de enfermagem. Conclusões: A disciplina permite o desenvolvimento de habilidades, compreendendo a importância da participação e envolvimento da equipe multidisciplinar de saúde atribuindo uma assistência planejada e integral. Contribuições para a Enfermagem: O conhecimento sobre Estomaterapia permite conhecer a enfermagem como elemento nuclear da equipe de saúde que assiste o ostomizado. Haja vista que contribui para o pensamento crítico sobre a atuação do enfermeiro promovendo mudanças significativas para qualidade de vida dos pacientes. Palavras-chave: Enfermagem. Ensino. Saúde.


Referências:
Santos, R. O. M.; VIEIRA, G. C. A.; BRANDÃO, E. S.; CAVALCANTI, A. C. D. Cuidados de Enfermagem no Tratamento de Feridas: Uma Pesquisa Bibliográfica. Revista Estima. v.6,n.4. 2016 TEIXEIRA, A. K. S.; MENEZES, L. C. G.; OLIVEIRA, R. M. Serviço de Estomaterapia na Perspectiva dos Gerentes de Enfermagem em Hospital Público de Referência. Revista Estima. v. 14, n. 1, 2016