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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1447


1447

Educação em saúde com pacientes traqueostomizados: um relato de experiência

Autores:
Milena Melgaço Melo (milenamelgaco1@gmail.com) (Universidade Federal do Ceará) ; Tayanne de Lima Magalhães (Universidade Federal do Ceará) ; Jessyca Elaine Chagas Barbosa (Universidade Federal do Ceará) ; Alyne Soares Freitas (Universidade Federal do Ceará) ; Luan Monteiro Macedo (Universidade Federal do Ceará) ; Andrea Bezerra Rodrigues (Universidade Federal do Ceará)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O termo traqueostomia (TQT) refere-se a um procedimento de acesso às vias aéreas com a colocação de prótese ventilatória (cânula) ou simplesmente uma cirurgia de abertura da traqueia que exterioriza a luz traqueal. É utilizado para facilitar a entrada e/ou saída de ar dos pulmões quando existe alguma obstrução no trajeto natural. Apesar de não ser um procedimento raro, percebe-se que os pacientes demonstram limitado conhecimento sobre o que é a traqueostomia e os cuidados necessários com o tubo traqueal. OBJETIVO: Relatar a experiência de uma ação de extensão da Liga Acadêmica de Oncologia (LAON) da Universidade Federal do Ceará na clínica cirúrgica em um hospital universitário em Fortaleza, Ceará. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência sobre uma ação educativa realizada em junho de 2017, tendo como público alvo pacientes traqueostomizados e seus acompanhantes que se encontravam internados no setor da clínica cirúrgica. Na ação, utilizou-se um folder para abordar sobre traqueostomia, seus cuidados, e como evitar suas possíveis complicações. RESULTADOS: Evidenciou-se que os pacientes e acompanhantes possuíam dúvidas, principalmente em relação aos cuidados com a cânula e tempo de permanência com a mesma. CONCLUSÃO: A ação educativa desenvolvida permitiu a troca de experiências, a construção conjunta do conhecimento e orientar aos pacientes e acompanhantes sobre os cuidados com a traqueostomia diminuindo possíveis complicações que podem vir a surgir por falta de conhecimento. Momentos como esse são de extrema importância para a formação das acadêmicas e para apoiar o paciente em sua nova rotina. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O presente trabalho fortalece a importância da estratégia de educação em saúde no âmbito da Enfermagem, possibilitando o acesso à informação qualificada e individual à pacientes internados, além disso, é possível fortalecer o vínculo enfermeiro-paciente.


Referências:
VIANNA, A.; PALAZZO, R. Traqueostomia: uma revisão atualizada. Pulmão RJ, 2011.