Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1442


1442

A PERCEPÇÃO DA AUTO EFICÁCIA DO MÉTODO CANGURU COM MÃES DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS

Autores:
Michelle Ribeiro Santos (miiicheeellee@hotmail.com) (UNIVERSIDADE TIRADENTES) ; Anne Larissa Passos Lima (UNIVERSIDADE TIRADENTES) ; Bianca Almeida Santos (UNIVERSIDADE TIRADENTES) ; Clécia Leite Santos (UNIVERSIDADE TIRADENTES) ; Luana dos Santos (UNIVERSIDADE TIRADENTES) ; Juliana de Oliveira Musse E Silva (UNIVERSIDADE TIRADENTES)

Resumo:
  Introdução: O Método envolve o contato pele a pele que evolui desde o toque até a posição canguru. Consiste em três estágios: o pré-natal de alto risco seguido da internação do recém-nascido na UTIN; a transferência após a estabilização clínica para a enfermaria canguru que ficará acompanhado por sua mãe; e por fim quando recebe alta hospitalar e será acompanhado juntamente com sua família até completar o peso 2500kg. Objetivo: Conhecer a percepção da auto eficácia do método canguru das mães de recém-nascidos prematuros. Descrição metodológica: Revisão integrativa realizada na Biblioteca virtual de saúde, no período de 2010-2016, por meio de artigos científicos disponibilizados na integra, considerando idioma português, espanhol e inglês, utilizando os descritores: Hospitalização; Método canguru; Prematuro. Resultados: A posição canguru aumenta o contato pele a pele entre a mãe e o filho, transmitindo calor, carinho, fortalecendo e estabelecendo o vínculo e o apego, contribuindo para uma elaboração positiva da crise do nascimento prematuro e da hospitalização do recém-nascido. Conclusão: A vivência do MC proporciona melhor o desenvolvimento do neonato, reduzindo o tempo de hospitalização e riscos de agravos a saúde, no que concerne os benefícios na formação e fortalecimento do afeto materno-neonato. Contribuições: As contribuições propõem uma reflexão profissional quanto à importância doo método canguru, assim como fortalece o desenvolvimento da pesquisa na área em questão.


Referências:
Referências: NUNES, N.P., PESSOA, U.M.L., ALVERNE, M., SÁ, F.E., CARVALHO, E.M., Método Canguru: Percepção materna acerca da vivência na unidade de terapia intensiva neonatal. Rev. Bras. Promoç. Saúde, Fortaleza, v. 28, n 3, p. 387-93, jul./set., 2015. OLIVEIRA, M.C., FECHADURAS, M.O.H., GIRONDI, J.B.R., COSTA, R., Método Canguru: percepções das mães que vivenciam a segunda etapa. Rev. Fundam. Care. Online, v. 7, n 3, p. 2939-948, jul./set., 2015.