Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1433


1433

AÇÕES DE ENFERMAGEM NO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA

Autores:
Maviane Camila Gomes Vital (maviane-camila@hotmail.com) (Universidade Federal de Pernambuco) ; Thais Carollyne de Farias Silva (Universidade Federal de Pernambuco) ; Glória Maria Sarinho (Universidade Federal de Pernambuco) ; Robson Marques da Silva (Universidade Federal de Pernambuco) ; Márcia Gomes Vital (Faculdade dos Guararapes) ; Anna Karla de Oliveira Tito Borba (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) é uma ferramenta que busca assegurar a sobrevida e minimizar as sequelas em vítimas de agravos à saúde, sendo o enfermeiro parte integrante da equipe. OBJETIVO: Descrever as ações do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar móvel de urgência. MÉTODOS: Revisão de literatura realizada a partir de artigos publicados entre 2013 a 2017, nas bases de dados LILACS, BDENF E MEDLINE, sendo a amostra final 15 artigos. RESULTADOS: Cabe ao Enfermeiro supervisionar e avaliar as ações de enfermagem da equipe do Serviço de atendimento pré-hospitalar móvel; Fazer controle de qualidade do serviço nos aspectos inerentes à sua profissão; Prestar cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica a pacientes graves e com risco de vida; Prestar a assistência de enfermagem à gestante, a parturiente e ao recémnascido; Participar nos programas de treinamento e educação continuada, para melhoria do serviço e aprimoramento profissional. CONCLUSÃO: O enfermeiro tem um papel importante na assistência pré-hospitalar desde a gerência do serviço até ao atendimento direto à vítima, enfrentando situações que exigem atuação baseada no conhecimento, avaliação rápida e abordagem humanística. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A atuação do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar móvel vem se ampliando cada vez mais, desta forma é necessária a busca de conhecimentos científicos na área para uma atuação adequada, com destreza e segurança nas diversas ocorrências que permeiam o serviço. DESCRITORES: Socorro de urgência, Enfermagem em emergência, Serviços Médicos de Emergência.


Referências:
REFERÊNCIA: CARRENO, Ioná; VELEDA, Cristiano Noelli; MORESCHI, Claudete. Características da equipe de atendimento pré-hospitalar no interior do Rio Grande do Sul. REME rev. min. enferm, v. 19, n. 1, p. 88-94, 2015