Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1427


1427

O IMPACTO DA REALIZAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE DIABÉTICO

Autores:
Marli Gabriel de Melo Almeida (mg-melo-almeida@bol.com.br) (Docente do Curso de Enfermagem do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal-UniPinhal) ; Carolina Barufi Franco Rodrigues (Docente do Curso de Enfermagem do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal-UniPinhal) ; Gisele Acerra Biondo (Docente do Curso de Enfermagem do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal-UniPinhal) ; Carla Marcondes Gimenes (Discente do 9 nível Curso de Enfermagem do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal-UniPinhal) ; Jaciana Pereira Gomes (Discente do 9 nível Curso de Enfermagem do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal-UniPinhal) ; Maristela Aparecida Guilherme Correia (Discente do 9 nível Curso de Enfermagem do Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal-UniPinhal)

Resumo:
O Diabetes Mellitus (DM) vem sendo apontado como um dos grandes problemas de Saúde Pública da atualidade e um dos principais causadores de morte no Brasil, além de ser responsável por complicações que provocam incapacidade laboral, levando muitas vezes, o diabético a uma vida limitada até nas ações do dia a dia. Percebe-se, com base na prática diária, o fato de que o DM necessita de acompanhamento terapêutico contínuo, seja com relação aos fatores sociais ou às transformações emocionais e psíquicas provocadas nos indivíduos. E é exatamente neste contexto de promoção de saúde que começa a atuação das equipes de enfermagem, lideradas por profissionais enfermeiros, na tentativa de diminuir complicações decorrentes do DM. Dentre as ferramentas disponíveis para tais profissionais, encontra-se a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) que é, sem dúvida, a mais eficiente. Baseado nesta realidade, propomos a implantação da SAE para os pacientes portadores de DM, acompanhados por um Centro de Especialidades Médicas, localizado em um município do interior do Estado de São Paulo, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida destes pacientes. O estudo mostrou que a implantação da SAE para os pacientes diabéticos influenciou diretamente na melhoria da qualidade de vida dos mesmos, pois estabelece uma relação de segurança, fazendo com que a equipe envolvida nos cuidados conheça de maneira mais profunda sua população, possibilitando, consequentemente, a implementação de melhores estratégias para um cuidar efetivo. Em um curto período de tempo, pudemos comprovar também, por meio da opinião dos usuários, que a realização de palestras e a SAE, melhora consideravelmente a qualidade de vida dos pacientes portadores de Diabetes Mellitus. Desta forma, considerando a complexidade do DM e os muitos fatores que envolvem suas complicações, podemos concluir que a melhor alternativa é sem dúvida a prevenção e o controle rigoroso das taxas de glicemia capilar. Palavras Chaves: Diabetes Mellitus, Sistematização da Assistência de Enfermagem, Qualidade de Vida


Referências:
BARROS. A.L.B.L. A legislação e a sistematização da assistência de enfermagem. Enfermagem em Foco. São Paulo, p.63-65. 01 fev. 2010. MASCARENHAS,N.B; ET al. Sistematização da assistência de enfermagem ao portador de diabetes mellitus e insuficiência renal crônica. Revista brasileira de enfermagem. Brasilia, 26 set. 2010 OLIVEIRA, G.K.S.; OLIVEIRA, E.R. Assistência de enfermagem ao portador de diabetes mellitus: um enfoque na atenção primária em saúde. VEREDAS FAVIP - Revista Eletrônica de Ciências - v. 3, n. 2 - julho a dezembro de 2010. Disponível em: http://veredas.favip.edu.br/ index.php/veredas1/ article/ viewPDFInterstitial/144/14 5 > Acesso em 05 de março de 2017.