1426 | Utilização de metodologia ativa na graduação de Enfermagem: experiência exitosa | Autores: Marli Gabriel de Melo Almeida (mg-melo-almeida@bol.com.br) (Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal - UniPinhal) ; Gisele Acerra Biondo (Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal - UniPinhal, Instituição de Ensino São Francisco -IESF, Mogi-Guaçu, SP, Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Franco Montoro, Mogi-Guaçu, SP) ; Carolina Barufi Franco Rodrigues (Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal - UniPinhal) ; Giovanna Vallin Jorgetto (Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal - UniPinhal) ; Clara Alice Franco de Almeida (Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal - UniPinhal) ; Larissa Dela Libera Miranda (Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal - UniPinhal) |
Resumo: Introdução: Durante a gestação o organismo materno sofre modificações e adaptações com objetivo de favorecer o período gestatório e a resolução da gravidez. A propedêutica obstétrica requer prática fundamental no ensino da graduação em Enfermagem, uma vez que sendo este profissional da equipe multidisciplinar e líder na atenção básica, assume a assistência obstétrica, principalmente no pré-natal de baixo risco. No entanto, observamos que a não visualização imediata das alterações gestacionais no ensino teórico, dificulta o entendimento e a realização dos procedimentos na prática assistencial. Objetivos: Oferecer ensino teórico/prático da propedêutica obstétrica; implantar a simulação realística do processo de ensino-aprendizagem na graduação de Enfermagem e permitir aos estudantes o desempenho prático de habilidades em um ambiente seguro. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de simulação realística, realizada no Laboratório de Enfermagem na faculdade. As carteiras de aula foram distribuídas em círculo, ao redor da cama hospitalar. Foi convidado uma gestante, primigesta, com idade gestacional de 37s2d. O docente realizou exame físico e propedêutica obstétrica, sendo estas: avaliação do crescimento fetal, palpação obstétrica, ausculta do batimento cardio-fetal e dinâmica uterina, explicitando a fundamentação científica das alterações e discutindo as intervenções de enfermagem. Considerações: Sendo o ensino para estudantes de Enfermagem um desafio, principalmente quando apenas oportunidades aleatórias de aprendizagem estão disponíveis nas Instituições de saúde e experiências clínicas geralmente estão vinculadas ao cenário de prática não há garantias de aquisição de conhecimentos em relação a vários conceitos vitais. A estratégia de simulação realizada oportunizou a pratica de habilidades em um ambiente seguro que permitiu o aperfeiçoamento das competências obstétricas. Ainda, a partir de relatos dos alunos, a experiência se mostrou exitosa, e pudemos observar a necessidade de ampliação desta metodologia em outras temáticas e disciplinas. Descritores: simulação realística, propedêutica obstétrica, ensino-aprendizagem.
Referências: Barreto, D.G., et al. SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, v. 28, n. 2, p. 208-214, maio/ago. 2014. Teixeira, I.N.D.O.; Felix, J.V.C.. Simulação como estratégia de ensino em enfermagem: revisão de literatura. Interface - Comunic., Saude, Educ., 2011. |