Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1424


1424

MEDOS E ANSEIOS ACERCA DO EXAME CLÍNICO OBJETIVO ESTRUTURADO

Autores:
Marlene Ramos Euzebio (rammoseuzebio@gmail.com) (UNIGRANRIO) ; Danielle Costa de Souza (UNIGRANRIO / UNIRIO) ; Aline Mirema Ferreira Vitorio (UNIGRANRIO / EEUSP) ; Gilmaura Viana Marques (UNIGRANRIO) ; Daniele Fiaux Pacheco, (UNIGRANRIO) ; Rogério Rodrigues Farias (UNIGRANRIO)

Resumo:
Introdução: A Disciplina Estágio Supervisionado Integralizador I (IES I), oferecida por uma instituição Privada, objetiva consolidar a formação técnico-científica conferindo qualidade, mobilização de conhecimentos e habilidades através das vivências nos cenários de prática. Tem como um dos instrumentos de avaliação o Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE), ferramenta de mensuração de competências clínicas com adoção de procedimentos padronizados.1 Na avaliação OSCE, os examinandos se alternam por um determinado número de estações, onde encontram pacientes reais ou padronizados, com o propósito de realizar diferentes tarefas clínicas. O desempenho é avaliado pelos docentes por meio de um checklist previamente estruturado. Objetivo: Relatar medos e anseios vivenciados durante o OSCE. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência, sobre a vivência de graduandos de Enfermagem em uma avaliação OSCE, realizada no final do 1º semestre de 2017. Resultados: Foram avaliados em duas estações OSCE: cateterismo vesical de alívio e Síndrome Coronariana Aguda (SCA) com ênfase na Segurança do Paciente. Percebemos que aprender a Enfermagem nos leva a sentimentos dúbios e sensações inseguras. Tais sensações estão relacionadas as exigências curriculares e as avaliações. Sendo assim, com intenção de reduzir a ansiedade, houve a preocupação por parte da Instituição em promover um ambiente calmo e tranquilo. Foram realizadas técnicas de relaxamento como: massagem nas mãos; acupuntura e a auriculoterapia pré-prova. Conclusão: Mesmo diante de todas as articulações para aliviar as tensões, fatores inerentes ao contexto mobilizaram sentimentos como medo, apreensão, angústia, impotência e ansiedade. Contribuições para enfermagem: Contribui para desenvolver e aprimorar habilidades clínicas, favorecendo a formação de um profissional com raciocínio crítico, além de preparar os graduandos para vivenciar situações e executar atividades próximas à realidade encontrada na assistência ao paciente, garantindo dessa forma, maior segurança, habilidade e conhecimento técnico.


Referências:
Referências: 1. UNIGRANRIO,2017 Plano de ensino 2017.1 (Unidade Curricular/Disciplina ) Estágio Integralizador I do Curso de Enfermagem. 2. BARBOSA DE MEDEIROS, S.; Fernandes Dutra Pereira, Camila Dannyelle; Solange Vieira Tourinho, Francis; Gurgel Guerra Fernandes, Liva; Pereira Santos, Viviane Euzébia Exame Clínico Objetivo Estruturado: Reflexões sob um olhar da Enfermagem. Cogitare Enfermagem, Vol. 19, núm. 1, janeiro-março, 2014, pp. 170-173 Universidade Federal do Paraná Curitiba - Paraná, Brasil.