Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1421


1421

A contribuição de terapias alternativas utilizadas no tratamento e recuperação de pacientes pediátricos em um hospital público

Autores:
Marina Bina Omena Farias (marinaomena@hotmail.com) (Universidade Federal de Alagoas - UFAL) ; Leilane Cantuária Cardoso (Autor (3) Maria Lysete de Assis Bastos Instituição do autor (3) Autor (4) Instituição do autor (4) Autor (5) Instituição do autor (5) Autor (6) Instituição do autor (6) Corpo do Resumo (max 300 palavras) Referências Anexar arquivo do e-poster (s) ; Maria Lysete de Assis Bastos (Universidade Federal de Alagoas - UFAL) ; Maria Edna Bezerra da Silva (Universidade Federal de Alagoas - UFAL)

Resumo:
A internação hospitalar é sempre um processo delicado, por tratar-se de um lugar desconhecido, com procedimentos dolorosos, expondo a criança sensações de medo e insegurança. A ludoterapia e risoterapia são terapias alternativas e complementares que auxiliam na melhora psicológica e física do enfermo. Este relato objetiva divulgar o trabalho exitoso de humanização por meio da risoterapia e ludoterapia, desenvolvido na pediatria do Hospital Geral do Estado de Alagoas (HGE). Durante seis meses, em visitas quinzenais, o Projeto Resgatar realizou essas práticas com crianças internadas na pediatria do HGE e seus acompanhantes. As estudantes abordavam um tema de educação em saúde, previamente escolhido e discutido pelo grupo. Para isso, foram utilizados jogos, peças teatrais, músicas, brincadeiras, pinturas, fantasias, presentes, e, acima de tudo, carinho e acolhimento. O uso do lúdico foi uma estratégia eficaz encontrada para facilitar a interação, a construção do conhecimento e a troca de experiências. O resultado pôde ser observado durante as ações comparando o comportamento da criança que após as atividades apresentava-se mais disposta, comunicativa e, por vezes, aceitando melhor o seu tratamento. Os benefícios não foram apenas para o paciente, após as ações as estudantes saíam das ações com espírito renovado e entendendo a importância de ver o paciente como um todo e não apenas sua patologia. Concluiu-se que o uso das terapias alternativas ameniza o sofrimento do paciente e torna o ambiente mais descontraído, além de levar conteúdo educativo para que a qualidade de vida da criança e de seus familiares possa melhorar. Já as estudantes, puderam perceber a importância do cuidado de enfermagem humanizado, contribuindo para uma prática profissional diferenciada e crítica diante do sofrimento do outro. Palavras-chaves: Criança; Humanização; Ludoterapia


Referências:
FROTA, M. A. et al. O lúdico como instrumento facilitador na humanização do cuidado de crianças hospitalizadas. Cogitare Enferm, v. 12, n. 1, p. 69-75, 2007. SILVA, P.H.; OMURA, P.M. Utilização da risoterapia durante a hospitalização: um tema sério e eficaz. Rev Enferm UNISA, v.6, n.1, p. 70-3, 2005.