Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1418


1418

DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM NO TRATAMENTO AMBULATORIAL DE IDOSOS PORTADORES DE FERIDAS CRÔNICAS

Autores:
Marilene Neves da Silva (mnsilva31@gmail.com) (Universidade Estadual de Campinas) ; Valéria Aparecida Masson (Universidade Estadual de Campinas) ; Natália Gonçalves (Universidade Federal de Santa Catarina) ; Sarah Russo Calil (Faculdade de Americana) ; Cristiane Pereira de Castro (Faculdade de Americana) ; Roberta Cunha Matheus (Universidade Estadual de Campinas)

Resumo:
Introdução: As lesões de pele em idosos podem gerar dificuldade de aderência ao tratamento, muitas vezes por problemas cognitivos e autonomia, portanto se torna importante simplificar o tratamento. Objetivo: Identificar diagnósticos de enfermagem segundo a taxonomia de NANDA (North American Nursing Diagnosis Association) por meio de análise de prontuário de indivíduos portadores de feridas em clínica escola de uma faculdade do interior paulista. Método: Pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa por meio da análise documental. A coleta de dados ocorreu por meio da elaboração de instrumento para análise de informações presentes no prontuário do paciente. Trinta prontuários foram selecionados e como critério de inclusão deveriam ter no mínimo uma consulta de enfermagem contendo anamnese e exame físico. Os DE (Diagnósticos de Enfermagem) foram estabelecidos a partir da consulta aos diagnósticos de Enfermagem da NANDA. Os dados foram organizados por meio de planilha no programa Excel® e analisados por estatística de frequência. Resultados e Discussão: Identificaram-se 14 DE que se relacionavam a feridas crônicas do tipo lesão por pressão, mal perfurante plantar de etiologia diabética e úlcera venosa em membros inferiores. Dentre os DE, 12 eram reais: Integridade tissular prejudicada, Perfusão tissular periférica ineficaz, Mobilidade física prejudicada, deambulação prejudicada, Autocontrole ineficaz da saúde, conforto prejudicado, ansiedade, enfrentamento ineficaz, dor aguda, dor crônica, estilo de vida sedentário, controle ineficaz do regime terapêutico. E dois DE eram potenciais: risco para quedas e risco de infecção. Os DE que apresentaram maior percentual entre os prontuários analisados foram integridade tissular prejudicada, perfusão tissular periférica ineficaz presentes em todos os prontuários, conforto prejudicado (86,6%) e mobilidade física prejudicada (60%). Conclusão: O levantamento de DE para o portador de feridas crônicas é de grande importância como foco na intervenção e avaliação de enfermagem. O estudo revelou ser fundamental desenvolver pesquisas relacionadas à identificação dos diagnósticos de enfermagem com o objetivo de direcioná-las à análise de problemas dos pacientes que demandam ações específicas.


Referências:
INTERNACIONAL., N. Livro Diagnósticos de enfermagem da NANDA - 2015/2017. Porto Alegre: Artmed, 2016. ME, D. Diagnósticos De Enfermagem - Intervenções, Prioridades, Fundamentos - 12ª Ed. 2011. GUEDES HM, N. A., SANTANA RF, BACHION MM. Identificação de diagnósticos de enfermagem do domínio segurança/proteção em idosos admitidos no sistema hospitalar. . Rev. Eletr. Enf. [Internet]. 2009;11(2):249-56. CAMACHO, A. C. L. F. et al. Evaluation of functional capacity in care of tissue injuries of adults and elderly patients. 6, 2014-01-03 2014.