Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1417


1417

CUIDANDO COM O QUE SE TEM DE MELHOR EM ONCOLOGIA: TEORIA DO CUIDADO TRANSPESSOAL.

Autores:
Mariangela Aparecida Gonçalves Figueiredo (mary.hujf@gmail.com) (HU/UFJF) ; Carolina Fraga Paiva (EEAN/UFRJ) ; Thaís Vasconcelos Amorim (SUPREMA/JF/MG) ; Patricia Fraga Paiva (SUPREMA/JF/MG) ; Gisele Fernandes Tarma: (EEAN/UFRJ)

Resumo:
INTRODUÇÃO: Para além das questões fisiológicas, o câncer é uma patologia de forte estigmatização, responsável por alterações psicológicas do individuo, nesta perspectiva, surgem os cuidados paliativos.Deve ser oferecido por meio da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), um ambiente equilibrado e protegido, em busca de proporcionar melhor qualidade de vida.Partiu-se do pressuposto de que os elementos do cuidado podem ser subsidiados pela Teoria do Cuidado Transpessoal de Jean Watson.OBJETIVO: Identificar os elementos do cuidado de Enfermagem em Oncologia ao paciente com doença que ameaça a vida. MÉTODO Estudo qualitativo, com análise de conteúdo em Bardin. Cenário instituição hospitalar de Minas Gerais e participaram 12 enfermeiros entre setembro/outubro/2014. RESULTADO: Construiu-se a Unidade Temática: Cuidando com o que se tem de melhor: Os profissionais citaram os elementos do cuidado que mais utilizam no cotidiano: " O que eu tenho de melhor é o carinho, atenção, incentivo. Não subestimar a dor ou a queixa do paciente, entender a família."E11 "Ouvir, falar, prescrição de analgesia [...]Posicionamento de conforto."E1" Tornar o ambiente hospitalar mais familiar possível, pego muito na mão, toco muito na pessoa[...] faço a pessoa interagir comigo"E3 É importante que a equipe proporcione um ambiente aconchegante e confortável. Para isto, se faz necessário respeitar sempre a vontade do paciente, utilizando recursos disponíveis para proporcionar este ambiente favorável e acolhedor, reconhecendo a individualidade do ser, estabelecendo uma relação de segurança e confiança.CONCLUSÃO A identificação e análise dos elementos do cuidado de enfermagem significados pelos enfermeiros possibilitou confirmar o pressuposto de que podem ser subsidiados pela Teoria do Cuidado Transpessoal de Jean Watson, fortalecendo as práticas profissionais e uma assistência qualificada. Palavras-Chave: Enfermagem oncológica; cuidados paliativos; cuidados de enfermagem; teoria de enfermagem.


Referências:
REFERÊNCIAS 1- Silva MM, Moreira MC. Sistematização da assistência de enfermagem em cuidadospaliativos na oncologia: visão dos enfermeiros. Acta Paul Enferm. 2011; 24(2): 172-8; 2 -Conselho Federal de Enfermagem. Resolução Cofen 358/2009. Dispõe sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem e a implementação do Processo de Enfermagem em ambientes, públicos ou privados. [citado em 27 jan 2015] Disponivel em: http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-3582009_4384.html; 3 -Ministério da Saúde (Br). Portaria GM nº 2439, de 8de dezembro de 2005. Institui a Política Nacional de Atenção Oncológica: Promoção, Prevenção, Diagnóstico, Tratamento,Reabilitação e Cuidados Paliativos, a ser implantada em todas as unidades federadas,respeitadas as competências das três esferas de gestão. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2005; 4 -Associação Nacional de Cuidados Paliativos (ANCP). Manual de Cuidados Paliativos. Rio de Janeiro: Diagraphic; 2009; 5- Cordeiro FR, Beuter M, Roso CC, Kruse MHL. Dor e processo de morrer: perspectivas a partir do método criativo e sensível. Braz J Nurs [online]. 2013 [citado em 11 set. 2014]. 12(1). Disponível em: