1416 | METODOLOGIAS ATIVAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO | Autores: Mariangela Aparecida Gonçalves Figueiredo (mary.hujf@gmail.com) (HU/UFJF) ; Maria Angélica de Almeida Peres (EEAN/UFRJ) ; Ângela Peters Rodrigues (SUPREMA/JF/MG) ; Margarida Maria Donato dos Santos, (USS/Vassouras/MG) ; Mônica de Almeida Carreiro. (USS/Vassouras/MG) |
Resumo: Introdução: As metodologias ativas de educação têm como princípios a autonomia do estudante que procura construir a sua própria história levando em consideração seus saberes e a co-responsabilidade pelo seu processo de aprender. Neste processo, a identidade profissional se define como forma de expressão no meio social, um processo de construção interno (biográfica) e externo (relacional) articulado no contexto social. Objetivo: identificar e analisar a produção acerca do tema. Método: Trata-se de uma revisão integrativa sobre as metodologias ativas de educação e a formação da identidade profissional do enfermeiro, por meio de consulta às bases de dados LILACS, BDENF, PUBMED. Foram incluídos estudos em espanhol, inglês e português, de 1997 a 2015. Resultados: foram encontrados 2594 artigos. Destes, 40 artigos atenderam a proposta deste estudo. Os artigos evidenciam que a socialização iniciada na formação dos estudantes, através das metodologias de educação e da prática, contribui para a formação da identidade profissional. Essa identidade possui caráter temporário e se modifica no decorrer das experiências na graduação. Conclusão: a identidade profissional do enfermeiro desenvolve-se no curso de graduação e continua após a sua inserção no mercado de trabalho, uma vez que sofre influências do meio e não é estática.
Referências: Referencias:1- Barrows h. taxonomy of problem-based learning methods. med educ 1996;20(6):481-6. Disponivel em http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/3796328. Acesso em 10 ago. 2014; 2- Cyrino, E. G.,, Toralles-Pereira, M. L. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas Cadernos de Saúde Pública versão on-line issn 1678-4464 cad. saúde pública v.20 n.3 rio de janeiromaio/jun. 2004 http://dx.doi.org/10.1590/s0102; 3- Tsuji, H., Aguilar-da-Silva, R. H. Relato de experiência de um novo modelo curricular: aprendizagem baseada em problemas. Famema. Arq Bras Endocrinol Metab. 2004; 48(4):535-43. Disponível http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0004-27302004000400015. Acesso em 12 set 2014; Dubar C. A Socialização Construção das Identidades Sociais. Colecção Ciências da Educação. Tradução de: Annette Pierrette R. Botelho e Estela Pinto Ribeiro Lamas. Revisão técnica e científica: José Alberto Correia e João Caramelo. Édition revue Porto Editora, Lda. 1997. 5- Porto IS. Identidade da Enfermagem e enfermeira em produções científicas no Brasil. Esc Anna Nery R Enferm 2004 abr; 8 (1): 92-100. Disponível em file:///C:/Users/usuario/Downloads/v8n1a13%20(5).pdf. Acesso em 10 mar. 2016 |