1415 | VIVÊNCIA DO ESTÁGIO EXTRACURRICULAR NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO: um relato de experiência | Autores: Mariana Maria Pereira Cintra Farias (maripcintra@gmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)) ; Irena Penha Duprat (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)) ; Dannyelly Dayane Alves da Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)) ; Leonardo Bruno Gomes da Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)) ; Lhayse dos Santos Lopes (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)) ; Ewerton Willams Bezerra da Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)) |
Resumo: INTRODUÇÃO: O estágio extracurricular estimula o acadêmico a construir uma visão crítica onde é levado a assumir responsabilidades e posturas coerentes, além de proporcionar a aquisição de conhecimentos práticos aliados ao referencial teórico, complementando sua formação profissional e dando-lhe formas de adquirir habilidades técnicas e aproximação com a realidade da profissão (ALMEIDA, 2012). OBJETIVO: Relatar a vivência do estágio extracurricular como peça fundamental na construção da formação profissional do Enfermeiro. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência realizado por acadêmicos de enfermagem do 4º ano de uma universidade pública de Alagoas, durante o estagio extracurricular em um hospital da rede privada de Maceió, entre Outubro de 2016 e Junho de 2017. RESULTADOS: Durante a vivência do estágio extracurricular, reafirmamos a teoria apreendida em sala de aula, aliando conhecimentos sobre gerência e assistência de enfermagem. Nossas atividades estiveram voltadas não apenas à prática de procedimentos que culminaram com o desenvolvimento de habilidades técnicas (como punções venosas periféricas, sondagens, curativos, etc), mas também percebemos a importância do saber gerencial do enfermeiro, que engloba a parte administrativa do cuidado com toda Sistematização da Assistência e o Processo de Enfermagem. CONCLUSÃO: Com o estágio, o acadêmico compreende que gerência e assistência coexistem e vinculam-se diretamente, o que favorece uma visão diferenciada desconstruindo um estigma ao compreendê-los como saberes interdependentes. Tal perspectiva sugere uma mudança na formação e no processo de trabalho, que destaca uma valorização e maior direcionamento da prática profissional. CONTRIBUIÇÕES OU IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: No ensino da enfermagem um dos pontos de grande importância é a aquisição dos conhecimentos científicos a partir do desempenho das habilidades práticas. Assim, a vivência de estágio configura um elemento essencialmente positivo para a formação do Enfermeiro, proporcionando maior posicionamento crítico e segurança profissional.
Referências: ALMEIDA, S.A. et al. As contribuições do estágio extracurricular na formação acadêmica de alunos de enfermagem em um ambulatório de uma instituição privada de ensino em Belo Horizonte - MG: relato de experiência. Periódico Científico NBC, Belo Horizonte, MG, v.02, n.03. Ago/Set., 2012. Disponível em: Acesso em: 12 de Julho de 2017. |