Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1410


1410

CONTRIBUIÇÕES DA CIPE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO CIENTÍFICO NA PRÁTICA DE ENFERMAGEM

Autores:
Maria Vitoria dos Santos da Conceição (vitoriatlc2012@hotmail.com) (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Amanda Cavalcante de Macêdo (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Bruna Nunes da Silva (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Laudivania Claudio de Andrade (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; Joyce dos Santos Barros (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas) ; José Euderaldo Costa Gomes Filho (Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas)

Resumo:
INTRODUÇÃO: a Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem - CIPE® permite a construção de afirmativas de diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem, e sua utilização favorece o registro e a qualidade do atendimento na prática1.OBJETIVO: descrever a utilização da CIPE para assistência de enfermagem no Brasil. METODOLOGIA: revisão narrativa de literatura. A base de dados utilizada foi a SCIELO, englobando artigos de 2011 a 2017. RESULTADOS: os autores concordam que a CIPE tende a otimizar a assistência de enfermagem, ajudando o paciente na recuperação e promoção, por avaliar todas as possibilidades de diagnósticos e intervenções de enfermagem.2 Assim, sua utilização torna-se significativa, pois através dela pode-se ter informações claras e objetivas a respeito do estado de saúde do cliente e de seu prognóstico, possibilitando o enfermeiro uma visão lobal de seu paciente. A proposta de um plano de cuidados abre o dimensionamento para uma pratica cientifica de enfermagem, otimizando, priorizando e aperfeiçoando as ações e intervenções a essa clientela.2 CONCLUSÃO: entre os autores é consenso que a CIPE é um instrumento capaz e pertinente para colaborar na promoção, organização da assistência de enfermagem através de um raciocínio científico. IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: a CIPE permite ao enfermeiro organização, uma assistência qualificada e qualidade no cuidado ao indivíduo, à família e às coletividades. PALAVRAS-CHAVE: Enfermagem, Terminologia Padronizada em Enfermagem, Assistência de Enfermagem.


Referências:
1 ARAÚJO AA, Nóbrega MML, Garcia TR. Diagnósticos e intervenções de enfermagem para pacientes portadores de insuficiência cardíaca congestiva utilizando a CIPE®. Rev Esc Enferm USP, São Paulo, v. 47, n. 2, p. 385-92, 2013. 2 Neto VLS, Silva RAR, Silva CC, Negreiros RV, Rocha CCT, Nóbrega MML. Proposta de plano de cuidados de enfermagem para pessoas internadas com Aids. Rev Esc Enferm USP, São Paulo, v.51, p. 1-9, 2017.