Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1408


1408

DESAFIOS PARA A DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Maria Manuela Vila Nova Cardoso (manuela.ufrj@gmail.com) (Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ) ; José Carlos Lima de Campos (Centro Universitário Serra dos Órgãoes - UNIFESO) ; Marléa Chagas Moreira (Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ) ; Ana Maria Pereira Brasílio de Araújo (Centro Universitário Serra dos Órgãoes - UNIFESO) ; Nereida Lucia Palko dos Santos (Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ) ; Alexandra Schmitt Rasche (Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ)

Resumo:
Introdução: Este relato surge da realidade empírica dos autores na prática da docência do ensino superior em cursos das ciências da saúde de instituições de ensino públicas e privadas do estado do Rio de Janeiro. O objetivo é relatar a experiência da discussão de aspectos que na ótica dos docentes evidenciam desafios para a docência do ensino superior. Método: Trata-se de um relato de experiência vivenciada em discussões compartilhadas pelos autores em rodas de conversas de grupo de pesquisa que integram ocorridas no primeiro semestre de 2017. Resultados: As discussões relevaram como desafios a inserção de profissionais de saúde em instituições de ensino sem formação específica para a prática da docência, a reformulação curricular nas instituições que implicam no domínio de metodologias de ensino inovadoras pelos docentes, a necessidade de garantir a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e a baixa produção científica de docentes de instituições privadas muitas vezes relacionada à falta de apoio e financiamento. Conclusões: Para os docentes há um movimento autodidata dos profissionais de saúde que atuam na docência do ensino superior para minimizar os desafios apontados. Contribuições: Os momentos foram essenciais para o entendimento de desafios na docência do ensino superior na área da saúde. As discussões propiciaram o estabelecimento de estratégias a serem adotadas pelos docentes para minimizar problemas e desafios apontados. Descritores: Docentes; Ciências da Saúde; Educação Superior Superior.


Referências:
Abensur PLD, Ruiz-Moreno L, Carvalho, GPM. O processo de formação didático pedagógica em saúde: aprendizagens percebidas na voz dos pós-graduandos. ABCS health sci; 2015 set-dez, 40(3): 158-63.