1406 | Residência multiprofissional: vivenciando a preceptoria na gestão em saúde | Autores: Maria Lucélia da Hora Sales (luceliahsales@gmail.com) (UNCISAL e Secretaria Municipal de Saúde-Maceió) ; Isabel Cristina K Cunha (UNIFESP) ; Kamilla Maria Novaes (UNCISAL) ; Jinadiene da Silva Soares Moraes (Secretaria Municipal de Saúde de Maceió) ; Cecília Vilaverde (Secretaria Municipal de Saúde de Maceió) ; Renata Soraya Silva Leão (UNCISAL) |
Resumo: A Residência multiprofissional em Saúde da Família, cujo objetivo é formar profissionais generalistas com perfil crítico reflexivo, voltado para atuar na atenção primária, no contexto da Estratégia Saúde da Família, desenvolve o currículo, com uma concepção integrada e interdisciplinar, onde ao longo dos dois anos da especialização, os residentes se apropriam da prática comunitária, realizando o diagnóstico situacional nos territórios e desenvolvem as atividades no âmbito da Gestão em Saúde. A integração ensino-serviço-gestão, foi pactuada de forma coletiva com os gestores e trabalhadores do SUS, que assumiram o papel de preceptores da gestão e os docentes da Universidade, assumiram o papel de preceptores do ensino, numa troca de saberes e práticas que enriqueceram os conhecimentos e permitiram o encontro interdisciplinar entre os estudantes, trabalhadores e docentes, visando à qualidade de atenção à saúde individual e coletiva, à qualidade da formação profissional e ao desenvolvimento/satisfação dos trabalhadores dos serviços. A experiência na gestão, permitiu o fortalecimento do perfil dos egressos, à partir da vivência em vários cenários da prática no nível central da secretaria de saúde, realizando desde o planejamento das ações, até a supervisão e avaliação junto a diretoria de atenção á saúde e a diretoria de vigilância a saúde. Entre as diversas potencialidades encontradas, devem ser destacadas a boa articulação entre gestores, docentes, trabalhadores e acadêmicos. Concluímos que a experiência da preceptoria no acompanhamento dos residentes, oportunizou crescimento profissional e acadêmico e permitiu uma maior integração ensino serviço e gestão, aproximando a acadêmia aos cenários de aprendizagem e ao serviço o desenvolvimento da prática docente junto aos residentes
Referências: PIZZINATO, A S G, et all. A Integração Ensino-Serviço como Estratégia na Formação Profissional para o SUS. Revista Brasileira de Educação Médica. 2012. ALBUQUERQUE. V S, Et all. A Integração Ensino-serviço no Contexto dos Processos de Mudança na Formação Superior dos Profissionais da Saúde. Revista Brasileira de educação Médica, 2008. |