1405 | INTERVENÇÃO EDUCATIVA SOBRE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE MAMA EM UM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO | Autores: Maria Laura Silva Gomes (mlaura_gomes@hotmail.com) (Estudante de Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Ceará) ; João Victor Santos de Castro (Estudante de Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Ceará) ; Haroldo Lima Sampaio Junior (Estudante de Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Ceará) ; Ângela Maria Alves de Souza (Enfermeira. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Ceará.) ; Priscila de Souza Aquino (Enfermeira. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Ceará.) ; Régia Christina Moura Barbosa Castro (Enfermeira. Professora do Curso de Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Ceará.) |
Resumo: A prevenção do câncer de mama baseia-se no controle dos fatores de risco e no estímulo de fatores protetores modificáveis, devendo-se realizar a divulgação de informações em todos os níveis de atenção. Nesse cenário, o enfermeiro, responsável pelos cuidados prestados ao cliente, atua como educador, propiciando condições para que o indivíduo seja autônomo e protagonista do processo saúde-doença, especialmente em pacientes psiquiátricos que tem comprometimento do autocuidado. Objetivou-se relatar a experiência de uma intervenção educativa sobre prevenção do câncer de mama em um hospital psiquiátrico. Trata-se de um relato de experiência de uma prática educativa sobre prevenção do câncer de mama em para mulheres atendidas em duas unidades de internação de um hospital mental Fortaleza, Ceará. Inicialmente, cada participante recebeu um crachá e solicitou-se que se apresentassem. Depois, através de cartazes e moldes de mamas humanas, realizou-se a explicação do assunto. Solicitou-se, as participantes realizassem o autoexame das mamas tendo uma parceira como um espelho. Ao fim, os participantes expuseram os pontos positivos e negativos da atividade. Percebeu-se que a maioria das participantes desconheciam da importância de realizar o exame preventivo das mamas e verbalizaram que não realizavam o exame preventivos com profissional de saúde regulamente. Ainda, deve-se ressaltar o desafio em realizar atividade educativa com pacientes psiquiátricos, devido as particularidades de cada doença. Na atividade prática, pode-se perceber que elas assimilaram o conteúdo explanado. Ao final, várias participantes elogiaram a atividade e apontaram a importância de atividades desse caráter para os pacientes do hospital. Podemos perceber que atividades sobre prevenção do câncer de mama possibilita a construção de um ambiente de troca de saberes, especialmente para pacientes psiquiátricas que tem comprometimento do autocuidado, reafirmando o papel do enfermeiro como educador. Descritores:Enfermagem Psiquiátrica, Neoplasias da Mama, Educação em Saúde
Referências: BRUSAMARELLO, Tatiana et al. Cuidado de enfermagem em saúde mental ao paciente internado em hospital psiquiátrico. Cogitare Enfermagem, v. 14, n. 1, 2009. SILVA, Joselma Oliveira et al. Educação em saúde para prevenção do câncer de mama no município de Piripiri-PI: atuação do pet-saúde. Revista de Epidemiologia e Controle de Infecção, v. 5, n. 4, 2015. SANTOS, Míria Conceição Lavinas; FERNANDES, Ana Fátima Carvalho; CAVALCANTI, Pacífica Pinheiro. Nível de conhecimento das mulheres na avaliação do auto-exame da mama. Northeast Network Nursing Journal, v. 4, n. 2, 2016. RODRIGUES, Juliana Dantas; CRUZ, Mércia Santos; PAIXÃO, Adriano Nascimento. Uma análise da prevenção do câncer de mama no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, n. 10, p. 3163-3176, 2015. |