1403 | VIVÊNCIAS DE SOFRIMENTO ENTRE DOUTORANDOS EM ENFERMAGEM: ESTRATÉGIAS DE DEFESA | Autores: Maria José Quina Galdino (mariagaldino@uenp.edu.br) (Universidade Estadual do Norte do Paraná) ; Luiza Ferreira Rigonatti Silva (Universidade Estadual do Norte do Paraná) ; Rafaely da Silva Batista (Universidade Estadual do Norte do Paraná) ; Laio Preslis Brando Matos de Almeida (Universidade Estadual do Norte do Paraná) ; Alessandro Rolim Scholze (Universidade Estadual do Norte do Paraná) ; Júlia Trevisan Martins (Universidade Estadual de Londrina) |
Resumo: Introdução: O doutorado é o mais importante curso em grau acadêmico, que visa a preparação do profissional para a docência e a pesquisa(1). O processo de formação do doutor pode ser permeado por sentimentos de prazer, realização e de aquisição de novos conhecimentos, os quais serão incorporados a prática profissional. Por outro lado, é repleto de desafios, exigindo dos estudantes determinação e resiliência, o que pode provocar sentimentos de sofrimento(2). Torna-se importante que esses estudantes desenvolvam estratégias de defesa para que o sofrimento não os adoeça. Poucos estudos abordam os sentimentos experenciados na pós-graduação, sobretudo na área da enfermagem. Objetivo: Elucidar as estratégias de defesa frente ao sofrimento utilizadas por doutorandos em enfermagem. Metodologia: Estudo descritivo de abordagem qualitativa realizado com 16 doutorandos em enfermagem pertencentes a duas universidades públicas da Região Sul do Brasil, o qual teve como questão norteadora "Existem atividades do doutorado que lhe causam sofrimento? Que estratégias você usa para lidar com isso?". Utilizou-se a análise de conteúdo para organização dos dados e Psicodinâmica do Trabalho como referencial teórico. CAAE 35451514.6.0000.5231. Resultados: Emergiu uma categoria denominada "convivendo com o sofrimento na formação doutoral por meio de estratégias de defesa". Constatou-se que buscar apoio social nos pares, na família e na religiosidade; prática de atividade física; lazer; uso de substâncias psicoativas e psicofármacos; evitar conflitos no ambiente acadêmico; conformismo; fuga de atividades desgastantes; autocontrole; e adaptação a rotina intensa foram as estratégias relatadas pelos doutorandos para afastar o sofrimento. Conclusão: Os pós-graduandos usaram mais estratégias defensivas individuais que coletivas. Contribuições para a Enfermagem: Os resultados podem contribuir tanto na realização de intervenções, quanto na proposição de ações que promovam a saúde biopsicossocial desses indivíduos no ambiente acadêmico. Descritores: Emoções; Estudantes de Enfermagem; Educação de Pós-Graduação em Enfermagem.
Referências: 1. ERDMANN, A.L.; FERNANDES, J. D.; LUNARDI, V.L.; ROBAZZI, M.L.C.C.; RODRIGUES, R.A.P. The achievement of excellence in Brazilian programs of post-graduation stricto sensu with a doctorate in nursing. Texto Contexto-Enferm, v. 21, n. 1, 2012. 2. GUNNARSSON, R.; JONASSON, G.; BILLHULT, A. The experience of disagreement between students and supervisors in PhD education: a qualitative study. BMC Med Educ, v. 13, 2013. |