1400 | EDUCAÇÃO EM SAÚDE E IMPLICAÇÕES PARA A SAÚDE COLETIVA | Autores: Maria Iverlania do Nascimento Silva (iver.maria@hotmail.com) (Centro Universitário Tiradentes) ; Adriana Lima de Oliveira (Faculdade Estacio de Alagoas) ; Daniela Monteiro Cavalcante (Centro Universitário Tiradentes) ; Danielle Patricia Auto de Lima (Centro Universitário Tiradentes) ; Sueli Lima da Silva (Centro Universitário Tiradentes) ; Laíse Gabriellymatias de Lima Santos (Centro Universitário Tiradentes) |
Resumo: Introdução: As práticas direcionadas para a educação em saúde são inclusas ao trabalho em saúde, mas na maioria das vezes encontram-se relegadas para um segundo plano quanto à organização e o planejamento dos serviços, como na execução de ações de cuidado e na gestão (OLIVEIRA et al., 2014). Objetivo: Descrever a importância da educação em saúde para a saúde coletiva Metodologia: trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura, obtidos em duas bases de dados: SciELO (Scientific Electronic Library Online) e Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) utilizando os seguintes descritores obtidos através do DeCs- Descritores em Ciências da Saúde: "saúde coletiva";" saúde"; "educação em saúde". Resultados: a educação em saúde é uma prática que está inclusa ao campo das ciências da saúde, de modo especial da saúde coletiva, visto que, a mesma é considerada como um âmbito de ações e práticas em que se realizam ações de variadas organizações e instituições reconhecidas no setor saúde (VICTOR; VIEIRA, 2016). Conclusões: a educação em saúde tem implicações de grande importância para a saúde coletiva. Contribuições da enfermagem: é de crucial importância para o âmbito coletivo a educação em saúde.
Referências: OLIVEIRA, Ariane Iolanda et al. Participação popular no processo de educação em saúde na Estratégia Saúde da Família. Revista Interdisciplinar, v. 6, n. 4, p. 132-141, 2014. |