Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1398


1398

DIAGNÓSTICOS DE ENFERMAGEM E AUTOCUIDADO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores:
Maria Eduarda Wanderley Mota (dudawmota@hotmail.com) (Universidade Federal de Pernambuco) ; Adrian Thaís Cardoso Santos Gomes da Silva (Universidade Federal de Pernambuco) ; Marília Cabral Pinheiro Carneiro (Universidade Federal de Pernambuco) ; Cibele Pessoa de Albuquerque Borba (Universidade Federal de Pernambuco) ; Cecília Maria Farias de Queiroz Frazão (Universidade Federal de Pernambuco)

Resumo:
Introdução: O raciocínio crítico do enfermeiro direciona o processo de enfermagem, o qual deverá ser ancorado por uma teoria de enfermagem, como a Teoria de Autocuidado. Nesta perspectiva, identificar evidências científicas sobre diagnósticos de enfermagem (DE) relacionados ao autocuidado é importante para o aprimoramento do enfermeiro. Objetivo: Analisar artigos científicos que abordem a temática de diagnóstico de enfermagem e autocuidado. Métodos: Estudo do tipo revisão de literatura onde realizou-se a busca de artigos nas bases LILACS e BDENF com os descritores: Diagnósticos de Enfermagem e Autocuidado. Resultados: Foram encontrados 33 e selecionados 11 artigos para análise após os critérios de seleção: artigos em português, disponíveis gratuitamente em texto completo e publicados nos últimos cinco anos. Os onze artigos eram indexados em revistas da enfermagem, publicados entre 2013 e 2016, tendo como principais DE investigados: Déficit no autocuidado; Deambulação prejudicada; Comunicação verbal prejudicada; Intolerância a atividade. Conclusão: O diagnóstico de enfermagem de déficit de autocuidado esteve presente nos onze artigos, evidenciando a necessidade de um olhar direcionado à educação em saúde pelos profissionais. Contribuições para Enfermagem: Os resultados contribuem para que os enfermeiros busquem mudanças na assistência, a fim de alcançarem melhores formas de promover o autocuidado. Descritores: Diagnósticos de Enfermagem; Autocuidado; Processo de Enfermagem.


Referências:
1. BENTO, D.G et al. Autocuidado e recursos assistenciais aos portadores de hepatite B. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 9, n. 2, p. 285-291, 2010. 2. MOURA, D.J.M et al. Sistematização da assistência de enfermagem fundamentada na CIPE® e na teoria da adaptação em hipertensos. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 16, n. 4, p. 710-719, 2014 3. ANDRADA, M.M.C et al. Diagnósticos de enfermagem para idosos internados, segundo a Classificação Internacional das Práticas de Enfermagem. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, v. 16, n. 1, p. 97-105, 2015.