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Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1397


1397

TECNOLOGIAS DESENVOLVIDAS PELAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PARA IDOSOS COM DEFICIÊNCIA

Autores:
Maria Eduarda Ferreira Goulart (eduarda.ferreira.goulart@hotmail.com) (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Húndra Prestes de Godoi (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Juliana Balbinot Reis Girondi (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Jordelina Schier (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Karina Silveira de Almeida Hammerschmid (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA) ; Francisco Reis Tristão (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA)

Resumo:
INTRODUÇÃO: Com o aumento do envelhecimento populacional e das Doenças Crônicas Não Transmissíveis é cada vez mais prevalente pessoas idosas com deficiência1,2. Consoante, as instituições formadoras na área da saúde devem preparar os futuros profissionais para estas demandas desenvolvendo oportunidades de aprendizado e novas tecnologias de cuidado. OBJETIVO: investigar as tecnologias de cuidado ao idoso com deficiência nas Instituições de Ensino Superior (IES) que oferecem cursos na área da saúde na região da Grande Florianópolis/SC. METODOLOGIA: pesquisa mista exploratório-descritiva realizada com 26 coordenadores de cursos de saúde das IES da Grande Florianópolis/de novembro/2016 a abril/2017. Os dados foram coletados mediante questionário estruturado e submetidos à análise temática de conteúdo de Minayo. Os resultados foram discutidos à luz da literatura pertinente. RESULTADOS: dos atendimentos realizados 86% dos cursos o desenvolvem somente para idosos e 59% para idoso com deficiência. Quanto aos projetos de pesquisa e extensão 72,7% dos cursos realizam projetos para pessoas idosas e 50% especificamente para idosos com deficiência. No quesito atividades de lazer 23% dos coordenadores responderam que as realizam para o público idoso e 18% ao idoso com deficiência. CONCLUSÕES: a maioria dos cursos de graduação na área da saúde desenvolve tecnologias de cuidado relacionadas ao envelhecimento e deficiências, mas relacioná-los ao currículo, pesquisa e extensão ainda são incipientes, considerando a problemática populacional emergente no Brasil. IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: assim como os demais cursos da saúde, a Enfermagem deve ampliar em seu currículo, projetos de extensão e pesquisa aspectos a temática envelhecimento e deficiência.DESCRITORES: Idoso. Pessoas com deficiência. Tecnologia em saúde.


Referências:
REFERÊNCIAS: 1. Brasil MS. Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência. Brasília: MS, 2010. 2. Brasil MS. Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro, 2010