Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1390


1390

A PARTICIPAÇÃO DO ENFERMEIRO NA ADESÃO AO ALEITAMENTO MATERNO NO ALOJAMENTO CONJUNTO: Um relato de experiência

Autores:
Marge Rufino Nascimento da Silva (margerufino@hotmail.com) (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Silva, Carla Bomfim (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Oliveira, Leila Santos (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Pessoa, Letícia Maria Bezerra (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Silva, Sthefany Débora Henrique da (Centro Universitário Tiradentes - UNIT) ; Pedrosa, Aldrya Ketly (Centro Universitário Tiradentes - UNIT)

Resumo:
INTRODUÇÃO: O aleitamento materno (AM) garante muitos benefícios para mãe e para o bebê e o fortalecimento das ações de apoio ao aleitamento materno é fundamental para a promoção e proteção da saúde desse binômio. É de grande importância a interação mãe-filho, que nesse momento o alojamento conjunto proporciona, pois permite dentre várias habilidades o incentivo ao AM. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem realizando orientações no alojamento conjunto para puérperas na pré-alta com dificuldades em amamentar. METODOLOGIA: O presente estudo se baseia em um relato de experiência desenvolvido a partir da prática na disciplina de Saúde do Escolar em um Hospital de Maceió/Alagoas. RESULTADOS: As dificuldades maternas em amamentar são determinantes para a decisão e a duração do aleitamento. Dentre os principais problemas relatados por mães estão as queixas de dor ao amamentar, trauma mamilar, pouco leite e o ingurgitamento mamário. Ao profissional de enfermagem cabe orientar essas mães quanto a pega correta, posição do bebê, a livre demanda do aleitamento, tempo em cada mamada, reforçando a restrição do uso de bicos e chupetas, além de ensinar a ordenha das mamas e armazenamento do leite. E com isso promover o bem estar e a autonomia da lactante, assim como a sua adesão à amamentação. CONCLUSÃO: Os profissionais de saúde, em particular os enfermeiros, podem incentivar no período de pré-natal o aleitamento materno, apoiando e ajudando as mães a iniciá-lo antecipadamente para adquirir segurança na sua vocação de amamentar. DESCRITORES: Aleitamento materno, Cuidados de enfermagem, Alojamento conjunto.


Referências:
FERNANDES, Rosa Aurea Quintella. Dificuldades no aleitamento materno e influência no desmame precoce. Revista Brasileira de Enfermagem. Guarulhos, 2014. Disponível em: . Acesso em: 17 de jul. de 2017.