Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1387


1387

Terapia com Laser de Baixa Intensidade na Cicatrização de Lesões por Pressão em Paciente Oriundo da UTI.

Autores:
Margarete Carréra Bittencourt (margaretecb@gmail.com) (Universidade do Estado do Pará) ; Ivonete Vieira Pereira Peixoto (Universidade do Estado do Pará) ; Rosana do Nascimento Rodrigues (CESUPA) ; Vanessa Diellen Pinto Ferreira (Cesupa) ; Anny Nayara Barros Garcia (Hospital Adventista de Belém) ; Maria de Belém Ramos Sozinho (CESUPA)

Resumo:
INTRODUÇÃO Atribuições da terapia com laser de baixa intensidade como uma opção efetiva no tratamento de Lesões Por Pressão (LPP), com o propósito de reepitelização do tecido lesado em menor tempo possível de paciente oriundo de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). OBJETIVO Avaliar a aplicabilidade da Laserterapia de Baixa Intensidade (LTBI) no processo de cicatrização de LPPs e descrever o processo de reparo tecidual em paciente crítico. METODOLOGIA: Trata-se de um ensaio clínico, envolvendo um paciente de 68 anos advindo de UTI, apresentando LPPs de grau I e grau II, nas regiões do calcâneo direito e sacral acometendo as duas nádegas. O instrumento utilizado foi o equipamento Therapy Xt - DMC ®. O protocolo eleito para uso foi de pontuação na borda da LPP associado a um disparo de varredura no leito da lesão, onde o aplicador é posicionado 1cm do leito da ferida sendo movimentado sobre a área total da lesão durante a irradiação. RESULTADOS: Reepitelização total da LPP do calcâneo em 3 sessões de LTBI na região sacrococcígea a LPP apresentou diminuição da área total em relação a 1ª sessão de 15 cm², sendo 3.7 cm de largura para 53,8 cm de altura. Considerando que paciente apresenta 4 fatores sistêmicos que retardam a cicatrização, tais quais: hipertensão; diabetes; insuficiência renal crônica e 68 anos, as LPPs evoluíram satisfatoriamente e a LTBI é uma terapia que precisa ser considerada no contexto dos curativos.


Referências:
1.MORAES,J.T;BORGES,E.L;LISBOA,C.R;CORDEIRO,D.C.O;ROSA,E.G;ROCHA,N.A. Conceito e classificação de lesão por pressão: atualização do national Pressure ulcer advisory panel. Rev. de Enf do Centro Oeste Mineiro .v.6i2, p. 2293. maio/ ago. 2016. 2.FRANCO,D.;GONÇALVES,L.F. Feridas Cutâneas: a escolha do curativo adequado. Rev. Col. Bras. Cir. 2009. Disponível em: Acesso em: 17, Mar de 2016.