1376 | Compreensão dos ideais da luta antimanicomial através da aprendizagem ativa no ensino de Enfermagem | Autores: Marcela dos Santos Ferreira (cceccella@hotmail.com) (CEFET/NI) ; Julio Cezar Santos da Silva (CEFET/NI) ; Ursula Persia Paulo dos Santos (CEFET/NI) ; Cristiane Rosa Magalhães (CEFET/NI) ; Fernanda Zerbinato Bispo Velasco (CEFET/NI) ; Cristiane Duarte Barbosa (CEFET/NI) |
Resumo: TÍTULO: Compreensão dos ideais da luta antimanicomial através da aprendizagem ativa no ensino de Enfermagem Introdução: A luta antimanicomial é uma temática discutida há mais de 30 anos e ainda se faz atual. A experiência de lecionar sobre esse assunto permite identificar a necessidade de uma metodologia de ensino que guie os alunos à construção de um pensamento que os conduzam a uma nova relação com os portadores de transtornos mentais, a partir do conhecimento sobre o Movimento antimanicomial. Objetivos: Relatar a experiência do uso de metodologia ativa com alunos Técnicos em Enfermagem voltada para a compreensão dos ideais da luta antimanicomial e identificar princípios dessa luta mais destacados pelos alunos. Metodologia: Foi proposto o uso de uma metodologia ativa, que consistia em usar a arte como forma de desenvolver e expressar o entendimento sobre a luta antimanicomial, a alunos do Curso Técnico em Enfermagem do CEFET, na Disciplina de Enfermagem em Saúde Mental. Os alunos tiveram liberdade para confeccionar camisas temáticas que manifestassem princípios da luta em questão. Resultados: As artes demonstraram princípios que integram e fundamentam o movimento antimanicomial como os seguintes: liberdade, direitos humanos, inclusão social, tratamentos adequados e combate ao estigma. Conclusão: O estudante ao se envolver de forma ativa e atuante no seu processo de aprendizagem, tendo o docente como orientador e não como limitador de seus conhecimentos, desenvolve um saber que em outras circunstâncias educacionais estaria padronizado. Contribuições para a Enfermagem: O aluno ao interagir diretamente com esse assunto estudado, tende a se apropriar melhor dos princípios que norteiam a luta antimanicomial, tornando-o um profissional de Enfermagem mais sensível a essa luta social.
Referências: Referências: GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. O papel da experiência na aprendizagem: perspectivas na busca e no uso da informação. Transinformação, Campinas, v. 20, n. 2, p.149-158, ago. 2008. |