Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1372


1372

O PAPEL DO ENFERMEIRO NO TRABALHO DE PARTO HUMANIZADO

Autores:
Manoel Pereira da Silva Junior (junior22manoel@hotmail.com) (Centro Universitário Tiradentes) ; Ana Paula Miyazawa (Centro Universitário Tiradentes)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A humanização da assistência ao parto vem sendo definida por vários autores como um resgate do acompanhamento do trabalho de parto e da assistência ao parto, buscando e respeitando a fisiologia do momento, oferecendo o necessário suporte emocional não apenas para a mulher, mas também a família, buscando respeitar seus desejos e receios. O conceito de humanização prevê a possibilidade de que toda a tecnologia perinatal existente seja empregada apenas para garantir maior segurança para a mãe e para os bebês. OBJETIVO: O objetivo dessa pesquisa foi descrever o papel do enfermeiro no acompanhamento do Parto Humanizado. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, realizado através de revisão de literatura. Foram utilizados artigos produzidos em português e disponibilizados nas base de dados Scielo e Lilacs. RESULTADOS: Durante o trabalho de parto, o enfermeiro tem como atribuições, desenvolver atividades educativas e de humanização, acolher as gestantes e avaliar as condições de saúde materna, permitindo a presença de um acompanhante. Além disso, o enfermeiro pode efetuar massagens para aliviar a dor, orientando técnicas de respiração e movimentação, oferecendo suporte emocional para a parturiente e seus familiares. CONCLUSÃO: Pode-se afirmar que o papel do enfermeiro durante o trabalho de parto humanizado é de fundamental importância pois é o momento que a gestante encontra-se insegura, cabendo aos profissionais acolher, esclarecer dúvidas e orientar. CONTRIBUIÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A assistência durante o trabalho de parto é de grande importância para a formação de um vínculo entre a equipe, a gestante e sua família.


Referências:
REFERÊNCIA REZEDE, J. Obstetrícia: Conceito, Propósitos, Súmula Histórica. Rio de janeiro: Guanabara Koogan, 2002. VIANA LV, et al. Humanização do parto normal: uma revisão de literatura. Saúde em Foco. ago./dez. 214.Teresina, v. 1, n. 2, p.134-148,.