Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1371


1371

Autoimagem de mulheres em tratamento de câncer de mama.

Autores:
Maira de Melo Freire (maira_freire@msn.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Amuzza Aylla Pereira dos Santos (Universidade Federal de Alagoas) ; Básia Menezes Hagen (Universidade Federal de Alagoas) ; Karlayne Reynaux Vieira de Oliveira (Universidade Federal de Alagoas) ; Thayse Luana Farias Costa Ramos (Universidade Federal de Alagoas) ; Viviane Machado de Lima (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
INTRODUÇÃO: Os tratamentos do câncer de mama podem afetar a autoestima e autoimagem da mulher diminuindo o grau de satisfação com o corpo, visto que é um órgão que é associado a vaidade, beleza e sensualidade. OBJETIVO: Descrever as repercussões na autoimagem de mulheres em tratamento de câncer de mama. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo qualitativo, realizado no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes de Maceió-AL. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação individual de uma entrevista semiestruturada, que foi gravada e posteriormente transcrita. RESULTADOS: A grande maioria das mulheres tem sua autoimagem prejudicada durante o tratamento dessa neoplasia, seja pela realização da mastectomia ou pela queda do cabelo como pode ser visto nas falas a seguir: "quando eu me olho no espelho eu acho um lado masculino e um lado feminino"; "(...) a pessoa fica com vergonha porque está careca"; "O cabelo foi mais difícil (...) perder ele assim rápido não é fácil não". Percebeu-se que a realização da reconstrução mamária faz com que a mulher se adapte mais facilmente a sua nova imagem: "depois da cirurgia, foi feita a reconstrução, aí eu já saí com ela já pronta, aí está tudo certo". CONCLUSÃO: O impacto na autoimagem da mulher em tratamento de câncer de mama varia de acordo com o tipo de tratamento realizado e as características individuais de cada mulher. CONTRIBUIÇÕES OU IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Diante disso, a enfermagem deve buscar assistir essas mulheres, procurando escutá-las e esclarecer suas dúvidas, fornecendo auxílio e apoio nesse processo de adaptação e auto aceitação. Descritores: Neoplasias da Mama; Autoimagem; Mulheres.


Referências:
SANTOS, Daniela Barsotti; SANTOS, Manoel Antônio dos; VIEIRA, Elisabeth Meloni. Sexualidade e câncer de mama: uma revisão sistemática da literatura. Saude soc., São Paulo, v. 23, n. 4, p. 1342-1355, Dec. 2014.