Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1370


1370

Repercussões negativas frente ao tratamento de câncer de mama

Autores:
Maira de Melo Freire (maira_freire@msn.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Amuzza Aylla Pereira dos Santos (Universidade Federal de Alagoas) ; Básia Menezes Hagen (Universidade Federal de Alagoas) ; Karlayne Reynaux Vieira de Oliveira (Universidade Federal de Alagoas) ; Thayse Luana Farias Costa Ramos (Universidade Federal de Alagoas) ; Viviane Machado de Lima (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
INTRODUÇÃO: Para as mulheres a mama significa mais do que apenas uma parte do corpo, ela está intimamente associada com a feminilidade, maternidade e sexualidade. As alterações, distúrbios ou anormalidades nas mamas causadas pelo aparecimento do câncer, tende a provocar impacto na vida emocional, física e social da mulher. OBJETIVO: descrever as repercussões negativas do tratamento do câncer de mama em mulheres. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo qualitativo, realizado no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes de Maceió-AL. A coleta de dados foi feita por meio da aplicação individual de uma entrevista semiestruturada, que foi gravada e posteriormente transcrita. RESULTADOS: A maioria das repercussões negativas encontradas nesse estudo, referem-se a sentimentos de vergonha, medo, rejeição, autoimagem e sexualidade comprometidas. Foram encontradas falas como: "eu acho que hoje se eu fosse ter uma relação com alguma pessoa, eu sentiria vergonha"; "tenho medo de não dar certo o tratamento"; "eu me sinto masculino um lado"; "eu estou me sentindo mais feia"; "a pessoa não sente vontade, porque antes mesmo sem a pessoa ter vida sexual ativa, a pessoa ainda tem aqueles pensamentos assim, mas eu nem ligo". CONCLUSÃO: Evidenciou-se que não há um padrão definitivo de como o tratamento da doença repercute na vida das mulheres, pois essas repercussões dependem da forma como cada uma lida e se adapta ao adoecimento. CONTRIBUIÇÕES OU IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Diante do conhecimento acerca dessas repercussões, a enfermagem, no contexto do cuidado a essas mulheres deve incorporar intervenções que objetivem a promoção da adaptação e aceitação desse processo, pois quanto mais informada a mulher estiver, melhor será sua capacidade de enfrentamento. Descritores: Neoplasias da Mama; Mulheres; Enfermagem.


Referências:
MANGANIELLO, A. et al. Sexuality and quality of life of breast cancer patients post mastectomy. EuropeanJournalofOncologyNursing, Volume 15, ed. 2, p. 186, Abril 2011. Descritores: Neoplasias da Mama; Mulheres; Enfermagem.