Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1366


1366

Contribuições da vivência com a criança em uma brinquedoteca hospitalar

Autores:
Magda Kelanny Costa de Oliveira Silva (magdakelanny21@gmail.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Lorena de Fátima Lucena Almeida (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes) ; Marcela Barbosa de Farias (Universidade Federal de Alagoas) ; Thayse Luana Farias Costa Ramos (Universidade Federal de Alagoas) ; Vanessa Ferry de Oliveira Soares (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes) ; Ingrid Martins Leite Lúcio (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
Introdução: O processo de hospitalização representa um impacto considerável na vida de qualquer indivíduo, em especial, da criança. O brincar aparece como recurso importante para ajudar a criança a lidar com a realidade da hospitalização e ainda favorece seu desenvolvimento. Objetivo: Relatar a vivência com crianças hospitalizadas em uma Unidade Pediátrica. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, no projeto de extensão "Ludoterapia como intervenção multidisciplinar na abordagem a crianças, adolescentes e famílias atendidos pela unidade de atenção a criança e adolescente - UASCA/HUPAA/UFAL". Resultados: É uma experiência muito satisfatória. As atividades são desenvolvidas por alunos universitários de diferentes cursos e funcionários da Unidade. São utilizados materiais como jogos, brinquedos, livros, aparelho de som e materiais de pintura, através de atividades lúdicas que buscam promover o bem-estar da criança. Conclusão: As atividades proporcionam descontração e ainda um ambiente de colaboração, relacionamento agradável entre profissionais, familiares e as crianças; favorecendo à criança o enfrentamento das dificuldades oriundas da hospitalização e aproximando o ambiente hospitalar de sua realidade cotidiana. Contribuições para enfermagem: Através da promoção de um relacionamento seguro e construtivo é possível atuação adequada da Enfermagem, podendo ajudar a criança a lidar melhor com suas dificuldades e contribuindo positivamente com o seu desenvolvimento. Descritores: Pediatria; Hospitalização; Jogos e brinquedos.


Referências:
NASCIMENTO, Wezila Gonçalves et al. Humanização da equipe de enfermagem no contato com a criança e a família através do lúdico: um relato de experiência. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v.14, n.1, p.113-121, 2016.