Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1365


1365

Utilização das Informações em Saúde na Atenção Básica: Revisão Integrativa de literatura

Autores:
Luz Marina Pinto Martins (lmarinapm59@gmail.com) (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul - UEMS.) ; Eliete Maria Silva (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.) ; Dalvani Marques (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp.)

Resumo:
Estudos sobre Informações em Saúde são cada vez mais oportunos, de modo que este tema compõe importante campo de investigação. Este texto tem por objetivo realizar pesquisa sobre a utilidade das informações em saúde enquanto ferramentas indispensáveis para organizar o processo de trabalho dos profissionais de saúde na Atenção Primária. O método empregado foi a revisão integrativa, realizada a partir dos descritores: Enfermagem; Enfermeiro em Saúde da Família; Informações em Saúde; Sistema de Informação em Saúde; Gestão das Informações em Saúde e Atenção Primária. A pesquisa foi realizada em quatro bases de dados, a saber, Pubmed, Portal BVS (Lilacs, Scielo), Cinahal e Embase. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão 15 artigos foram analisados a partir das categorias: a) Importância das informações em saúde nas práticas de gestão na Atenção Primária levantadas nos estudos; b) Dificuldades na utilização das informações em saúde e fragilidades dos sistemas de informações e c) Recomendações para o melhor uso das informações em saúde nas práticas profissionais. Os resultados permitiram inferir que a utilidade das informações em saúde se mostrou fragilizada, pois, apesar de ter sua importância sempre enfatizada, os estudos pontuaram dificuldades na utilização dessas informações, assim como algumas fragilidades dos Sistemas de Informação existentes. Concluímos que alguns aspectos precisam ser considerados para a utilização dessas informações de forma ordenada, integrada e articulada, permitindo obter, processar, analisar, organizar e sistematizar o fluxo informacional de forma a transformá-lo em conhecimento útil, viabilizando o seu efetivo uso no dia a dia do trabalho dos profissionais de saúde. Nesse sentido, este estudo apresentou contribuições de extrema importância para a enfermagem, ainda que, para que venham a ser efetivamente consolidadas, dependam necessariamente de equipes engajadas em desenvolver uma gestão com qualidade.


Referências:
Mendes KS, Silveira RCCP, Galvao CM. Revisão integrativa: Método de Pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto context- enferm. Oct./Dec. 2008; 17(4):758-64. Souza MT, Silva MD, Carvalho RC. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo). 2010; 8(1):102-6. Severino AJ. Metodologia do trabalho científico. 23th ed. São Paulo, SP, Brasil: Cortez; 2007. Souza RG, Rivemales MCC, Souza MKB. Sistema de Informação da Atenção Básica como instrumento de gestão: estudo de caso em Santo Antônio de Jesus/BA. Online Brazilian Journal of Nursing . May 2012; 11(1).