Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1362


1362

PRIMEIRO MANEJO COM RECÉM-NASCIDOS EM TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: VIVÊNCIA DE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM

Autores:
Lucivania dos Santos Almeida (lucivaniaalmeida20@gmail.com) (Universidade do Estado do Pará) ; Annela Isabell Santos da Silva (Universidade do Estado do Pará) ; Igor Almeida de Freitas (Universidade do Estado do Pará) ; Marcia Helena Machado Nascimento (Universidade do Estado do Pará)

Resumo:
INTRODUÇÃO: A unidade de terapia intensiva neonatal assiste recém-nascidos graves que necessitam de assistência interrupta com equipamentos e equipe especializada para assegurar sobrevida. Dentre os profissionais que participam do cuidado o enfermeiro é um dos mais essenciais1. OBJETIVO: Relatar o primeiro manejo de acadêmicos de enfermagem com recém-nascido em terapia intensiva. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência das aulas práticas do componente curricular de "Enfermagem em terapia intensiva neonatal", realizado na UTI Neonatal de um Hospital de Referência Estadual de Belém- Pará, vivenciada por 3 acadêmicos de enfermagem da Universidade do Estado do Pará. RESULTADOS: Foi observado fragilidade do recém-nascido; condutas imediatas; exigência de conhecimento científico frente a inúmeros cuidados, como os procedimentos invasivos, assim como atenção constante e competente requerida com os acessos venosos centrais, administração e doses de medicações; atividades gerenciais despendem tempo e pareciam dificultar a prestação de cuidado. Os cuidados realizados foram: aferição dos sinais vitais, avaliação da dor, cuidados higiênicos, exame físico, monitorização, sondagem gástrica, evolução de enfermagem. Dificuldades dos acadêmicos: identificar alterações fisiológicas e a comunicação não verbal com o recém-nascido. CONCLUSÃO: A vivência possibilitou aprendizado de novas técnicas de cuidado, despertou a importância do conhecimento cientifico para o desempenho acadêmico e proporcionou o reconhecimento da atuação do enfermeiro. CONTRIBUIÇÃO PARA ENFERMAGEM: Compreensão da complexidade do cuidado nesse setor, relacionada à exigência de conhecimento cientifico específico de neonatologia, e a importância de realizar funções gerenciais sem desvincular do cuidado direto ao RN. DESCRITORES: Recém-nascido; Unidade de Terapia Intensiva Neonatal; Enfermagem.


Referências:
1 Christoffel MM; Castral TC; Daré MF; Montanholl LL; Gomes ALM; Scochl CGS. Atitudes dos profissionais de saúde na avaliação e tratamento da dor neonatal. Esc. Anna Nery. 2017 ; 21( 1 ): e20170018.