Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1361


1361

CUIDADOS DE TRANSIÇÃO A PESSOA IDOSA: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores:
Lucivalda Barbosa Santos (lbsvalda@bol.com.br) (Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia- EEUFBA) ; Tânia Maria de Oliva Menezes (Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia- EEUFBA) ; Ana Luíza Barreto de Oliveira (Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia- EEUFBA) ; Raniele Araújo de Freitas (Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia- EEUFBA) ; Caren do Espirito Santo Soares (Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia- EEUFBA) ; Virgínia Rosa Santana de Jesus (Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia- EEUFBA)

Resumo:
Introdução: O cuidado de transição é um conjunto de ações que assegura a continuidade da assistência na transferência do idoso do hospital para o domicílio, no momento da alta hospitalar. Objetivo: Analisar a produção do conhecimento sobre cuidados de transição à pessoa idosa. Metodologia: Revisão integrativa de literatura, realizada em 2016, através dos bancos de dados: SCIELO, PUBMED, MEDLINE, LILACS, BDENF, Index Psicologia. Os descritores utilizados foram: idoso, hospitalização e alta do paciente. O recorte temporal foi entre 2011 a 2015. Foram incluídos artigos completos e disponíveis gratuitamente e excluídos artigos de opinião, revisão e reflexão. Os dados foram avaliados através da análise categorial temática. Resultado: A amostra foi de 10 artigos, sendo apenas um do Brasil. Foram apreendidas 05 categorias: 1. A importância de cuidados de transição para a pessoa idosa; 2. A família frente aos cuidados de transição; 3. A importância da comunicação eficaz. 4. O papel da enfermagem frente aos cuidados de transição; 5. Estratégias para exercer o cuidado de transição. Conclusão: O cuidado de transição para a pessoa idosa começa na admissão e permanece após a alta hospitalar. Contribuições para a enfermagem: Através dos cuidados de transição, a enfermagem contribui para a promoção da saúde, prevenção de agravos e reabilitação, diminuindo a ocorrência de complicações para a pessoa idosa. Descritores: Idoso; Hospitalização; Alta do paciente.


Referências:
Referências: 1. Flesch LD, Araújo TCCF. Alta hospitalar de pacientes idosos: necessidades e desafios do cuidado contínuo. Estud. de Psic., 2014; 19(3):227-38. 2. Oakes SL, Gillespie SM et.al. Transitional Care of the Long-Term Care Patient. Clin Geriatr Med. 2011; 27(2):259. Boltz M, Resnick B, Chippendale T, Galvin, J. Testing a Family-Centered Intervention to Promote Functional and Cognitive Recovery in Hospitalized Older Adults. Journal of the American Geriatrics Society, 2014; 62(12): 2398-2407.