Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1351


1351

LESÃO NASAL CAUSADA PELO USO DE PRESSÃO POSITIVA CONTÍNUA NAS VIAS AEREAS E MEDIDAS PREVENTIVAS DE CUIDADO

Autores:
Luana Cavalcante Costa (luanac.costa@live.com) (Universidade Federal de Alagoas) ; Marcela Barbosa de Farias (Universidade Federal de Alagoas) ; Mércia Lisieux Vaz da Costa Mascarenhas (Universidade Federal de Alagoas) ; Regina Célia Sales Santos Veríssimo (Universidade Federal de Alagoas) ; Ingrid Martins Leite Lúcio (Universidade Federal de Alagoas)

Resumo:
Introdução: A pressão positiva contínua nas vias áereas é o suporte ventilatório não invasivo mais comumente utilizado em unidades neonatais com recém-nascidos. Apesar dos beneficios terapêuticos, a sua utilização favorece o desenvolvimento de lesões nasais, agravadas pela imaturidade da pele. O cuidado de enfermagem destaca-se frente ao manejo adequado e prevenção de lesões. Objetivo: Identificar estudos que relacionam as medidas de prevenção de lesões nasais em recém-nascidos ao uso de pressão positiva contínua nas vias áereas (CPAP). Metodologia: Revisão de literatura realizada em junho/2017 utilizando os descritores: Recém-nascido; Pressão Positiva Contínua nas Vias Áereas; Ferimentos e Lesões; Pele; Nariz, nas bases de dados da bibioteca virtual de saúde, no PUBMED e no SCIELO, independente do idioma e ano de publicação. Foram selecionados 21 estudos. Resultados: As medidas de prevenção mais mencionadas foram: o alívio da pressão em uma área localizada, especialmente nas principais áreas acometidas do nariz que são a columela e o septo nasal; a instalação adequada juntamente com o tamanho apropriado do sistema CPAP, além da utilização das placas de poliuretano e hidrocoloide, folha de gel de silício e a construção de almofadas de gazes com hialuronato como barreira cutâneas para a prevenção de lesão por atrito. Conclusão: Há poucos estudos na literatura para orientar com especificidade a prevenção desse tipo de lesão, bem como dos materiais mais adequados para o uso do dispositivo CPAP. Implicações para a enfermagem: À enfermagem possibilita-se a oportunidade de agregar conhecimento atual em termos de prevenção de lesões na pele do recém-nascido associada à utilização do CPAP em unidades neonatais, especialmente diante do seu uso crescente.


Referências:
BONFIM, S.F.S.F.; VASCONCELOS, M.G.L.; SOUSA, N.F.C. et al. Lesão de septo nasal em neonatos pré-termo no uso de prongas nasais. Rev. Latino-Am. Enfermagem; v. 22, n. 5, p. 826-33. set.-out. 2014. GUNLEMEZ, A.; ISKEN, T.; GOKALP, A.S. et al. Effect of silicon gel sheeting in nasal injury associated with nasal CPAP in preterm infants. Indian Pediatr; v. 47, n. 3, p. 265-7, mar. 2010. NEWNAM, K.M., MCGRATH, J.M., ESTES, T. et al. An Integrative Review of Skin Breakdown in the Preterm Infant Associated with Nasal Continuous Positive Airway Pressure. JOGNN; v. 42, n. 5, 2013.