1350 | Noções básicas de primeiros socorros: uma prática educacional | Autores: Lourraine Tavares Lorena (lourraine16@hotmail.com) (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Maria Clara Araújo Figueiredo (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Ana Carolina Araújo Figueiredo (Universidade de Uberaba) ; Vitória Eugênia Martins (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Elisângela de Assis Amaro (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Jurema Ribeiro Luiz Gonçalves (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) |
Resumo: Introdução: Programas voltados para atendimento aos idosos tendo como suporte a educação em saúde, possibilitando promover relações educativas e dialógicas. Objetivo: Descrever a experiência, elaboração e desenvolvimento de um curso de primeiros socorros para idosos. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência desenvolvido, na Universidade Aberta a Terceira Idade - UATI, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Os dados foram coletados no período de abril a junho de 2017. Participaram da atividade sete acadêmicos, sendo cinco do curso de enfermagem, um da engenharia mecânica e um da medicina, um mestrando, um doutorando e um docente. Após participarem de uma capacitação sobre o conteúdo, os acadêmicos, divididos em grupos, fizeram busca do referencial relacionado à temática a ser apresentada, sendo elas: fluxo de atendimento, classificação de risco e primeiros socorros (como obter ajuda, situações de desmaio, vertigem, ferimentos, crise convulsiva, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico). Resultados: Após a execução da atividade, emergiram como pontos relevantes a preocupação com o conteúdo e aspectos relacionados ao desenvolvimento da atividade. Conclusões: Participar da elaboração do curso despertou sentimentos de insegurança e apreensão que foram sendo superados no decorrer da atividade e do convívio com os idosos, possibilitando o enriquecimento individual e o trabalho em equipe. Implicações para enfermagem: A educação em saúde trata-se de um pilar disseminador de conhecimento e transformador da sociedade.
Referências: AMERICAN HEART ASSOCIATION. Destaques da AHA 2015: Atualização das diretrizes de RCP e ACE. Disponivel em: . Acesso em: 08.jun.2017. FONSECA, P., CRUZ, I.. O ensino na enfermagem: Relato de experiência sobre a construção de uma videoaula. Boletim NEPAE-NESEN, Local de publicação (editar no plugin de tradução o arquivo da citação ABNT), 10, mar. 2013. Disponível em: . Acesso em: 10 Jun. 2017. PATROCINIO, W.P; PEREIRA, B.P.C. Efeitos da educação em saúde sobre atitudes de idosos e sua contribuição para a educação gerontológica. Trab.Educ.Saúde, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 375- 394, 2013. Disponível em: . Acesso em: 08.jun.2017. |