1343 | O FUTURO ENFERMEIRO: COMO DEVE SER REALIZADA SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL | Autores: Lorena Carine Dantas Moura (lorenacarineee@hotmail.com) (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; Arthur Alexandrino (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; Ana Beatriz Nogueira Pereira (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; Lorena Nascimento Carvalho (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; Marcia Gomes Rufino (UECE - Universidade Estadual do Ceará) ; Matheus Figueiredo Nogueira (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) |
Resumo: Introdução: A enfermagem é uma profissão com o objetivo de cuidar do próximo, desde a atenção básica até os cuidados paliativos. Alguns dos motivos que fazem as pessoas optarem pela profissão é a afinidade pelo curso, admiração pelo papel desempenhado pela enfermagem e o desejo de oferecer um melhor conforto ao paciente e seus familiares. Objetivo: Elucidar como deve ser a formação acadêmica do profissional de enfermagem. Metodologia: trata-se de uma revisão bibliográfica, realizada através de artigos disponíveis na base de dados BDENF, por meio dos Descritores em Ciências da Saúde "Enfermagem", "Formação profissional" e "Conduta", unidos pelo operador booleano AND. Resultados: O processo de formação do enfermeiro necessita ser composto de vários elementos, como: práticas pedagógicas, métodos de ensino-aprendizagem e a inserção em projetos de extensão, ensino e pesquisa, com o intuito de engrandecer as habilidades e o conhecimento técnico-científico, assim o profissional terá um maior acervo de experiências. O futuro profissional carece ter um olhar holístico e ao mesmo tempo senso-crítico, estar constantemente atualizado em relação a novas tecnologias e as mudanças nas resoluções sobre condutas em determinados procedimentos, ter competência técnica, além disso, deter uma boa percepção e sensibilidade. Conclusão: Visando uma formação profissional adequada, é importante que durante sua formação, o graduando tenha envolvimento em projetos e práticas pedagógicas, proporcionando um maior número de experiências sobre os diversos aspectos do curso. O futuro profissional deve ser dotado de conhecimento e ter um olhar senso-crítico, assim demostrará competência na realização de suas atividades junto aos que precisam de seus cuidados.
Referências: Referências: GARANHANI, Mara Lúcia. Os desafios na formação do Enfermeiro no século XXI. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 6, n. 3, 2016; SILVEIRA DEQUADROS, Jacqueline; COLOMÉ, Juliana Silveira. Metodologias de ensino-aprendizagem na formação do enfermeiro. Revista Baiana de Enfermagem, v. 30, n. 2, 2016. |