Imprimir Resumo


Anais :: 69° CBEn • ISSN: 2318-6518
Resumo: 1335


1335

Completude do Sistema de informação para Notificação de Violência Sexual

Autores:
Lidieine Gonçalves Kataguiri (lidieine@yahoo.com.br) (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Sybelle de Souza Castro (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Lúcia Marina Scatena (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Aline Ciabotti Dias (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Camila de Assunção Peixoto (Universidade Federal do Triângulo Mineiro) ; Leiner Resende Rodrigues. (Universidade Federal do Triângulo Mineiro)

Resumo:
INTRODUÇÃO - A notificação da violência sexual, e outras violências, é imprescindível para vigilância epidemiológica e políticas públicas, para tanto as informações disponíveis devem ser completas e confiáveis (VELOSO, 2013). OBJETIVOS - Verificar a completude do Sistema de Informação das notificações de violência sexual em Minas Gerais no ano de 2016. METODOLOGIA - A completude foi verificada a partir da distribuição de frequências absolutas e percentuais das variáveis do banco de dados do Sistema de Informação de Agravo de Notificação (SINAN) de violência sexual de Minas Gerais em 2016, e considerado os critérios propostos pela Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). A classificação para incompletude da informação é considerando os campos em brancos ou ignorados (OLIVEIRA et al., 2009). RESULTADOS - A completude das variáveis foi considerada ruim ou muito ruim em 24,3% dos dados, figura 1. CONCLUSÕES - Observa-se dados incompletos, porém importantes e fundamentais para melhorar a prevenção e cuidados com essas vitimas, que sofrem mais de transtornos psiquiátricos, distúrbios sexuais, uso de substâncias psicoativas, DSTs e gravidez indesejada. CONTRIBUIÇÕES para a ENFERMAGEM - Melhorar as informações disponíveis nos bancos de dados de violências é fundamental, uma vez que são registros importantes, para o diagnóstico da situação, planejamento e fonte de pesquisa, ademais subsidiam políticas públicas nas três esferas de governo.


Referências:
Referência - OLIVEIRA, M. E. P. et al. Avaliação da completitude dos registros de febre tifoide notificados no Sinan pela Bahia. Epidemiologia e serviços de saúde. Brasília, v. 18, n. 3, p. 219-26, jul./set. 2009. VELOSO, M. M. X. et al. Notificação da violência como estratégia de vigilância em saúde: perfil de uma metrópole do Brasil. Ciência & saúde coletiva. Rio de Janeiro. Vol. 18, n. 5 (2013), p. 1263-1272, 2013.